EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

TRABALHADORES CONCLUEM ENSECADEIRAS DA USINA DE BELO MONTE

Empresa garante que construção das ensecadeiras não trouxe prejuízo na navegabilidade no  rio Xingu.

O penúltimo dia de trabalho antes do recesso de fim de ano nas obras de Belo Monte foi de festa. Centenas de trabalhadores do sítio Pimental se reuniram no final de semana para comemorar a conclusão da ensecadeira – estrutura que desvia parte do rio para que as máquinas trabalhem em área seca. Em Pimental será construída a casa de força auxiliar da Usina Hidrelétrica Belo Monte e o vertedouro. Além da competência, a conclusão do projeto celebra também a superação da equipe com a antecipação dos prazos, já que a primeira estimativa era de que a obra fosse concluída no início de 2013. “Com essa meta atingida (conclusão da ensecadeira), o coração de Belo Monte começou a bater”, resumiu o diretor de Construção da Norte Energia, Antônio Kelson.

As ensecadeiras são barragens provisórias moldadas com aterro compacto. Em Pimental, foram construídas duas ensecadeiras: a de montante (de onde a água vem) possui 1.200 metros de extensão. Já a ensecadeira de jusante (para onde a água vai) possui 1.300 metros de comprimento. De acordo com a Diretoria de Construção, seguir o calendário de andamento das obras representa manter um compromisso “Todos se esforçaram bastante. Hoje nós podemos afirmar que 18 milhões de residências em todo o país terão energia no prazo”, declarou Kelson.

Paralelamente a esse trabalho, a Norte Energia realiza o resgate de peixes e de animais que habitam a área de influência das ensecadeiras. Cerca de 180 profissionais atuam intensamente para garantir a sobrevivência das várias espécies e a reprodução dos cardumes que habitam o Xingu, cuja reprodução estará garantida com a construção da “escada de peixes” – sistema que vai permitir o fenômeno conhecido como “subida da piracema”.

A construção das ensecadeiras não trouxe prejuízo na navegabilidade no Xingu devido à construção do Sistema de Transposição de Embarcações (STE). O sistema funciona como espécie de guincho que iça e atravessa pequenas embarcações por cima da barragem feita no local. O mecanismo será utilizado tanto na fase atual de construção, enquanto o rio flui livremente, quanto no futuro, quando a usina estiver em pleno funcionamento. “Belo Monte veio para resolver! Em momento algum a obra vai interromper os ciclos de vida nessa região”, conclui o diretor Antônio Kelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário