EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RIO TOCANTINS VAI RECEBER 24 MIL FILHOTES DE TARTARUGAS E TRACAJÁS




Soltura dos quelônios da Amazônia faz parte do projeto de preservação das espécieda ONG Mepa com apoio da Vale

Aproximadamente 24 mil filhotes de tartarugas e tracajás serão devolvidos à natureza nos dias 15 e 16 de dezembro deste ano, na região sudeste do Pará. A soltura dos animais acontecerá em duas praias nos municípios de Marabá e Itupiranga. A ação é resultado do programa de conservação de quelônios (tartarugas e tracajás da Amazônia), uma iniciativa da ONG Movimento Educacional de Preservação da Amazônia (Mepa), com apoio do projeto Aços Laminados do Pará (Alpa), desenvolvido pela Vale. Serão devolvidos à natureza cerca de 10 mil filhotes na Praia do Tucunaré, em Marabá, no sábado, 15, e aproximadamente 14 mil filhotes na Praia do Macaco, em Itupiranga, no domingo, 16. Até o dia da soltura, os filhotes ficam nos ninhos artificiais e no berçário, onde passam pelo processo de aclimação, que é o período de quarentena para que eles tenham condições físicas adequadas às adversidades naturais que irão enfrentar no habitat natural.

Segundo o presidente do Mepa, César Peres, o apoio da Alpa possibilitou o aumento das atividades ambientais da ONG. "O convênio com a Alpa inclui fomento, preservação e conservação de quelônios com técnicas de manejo sustentável de monitoramento de desova e nascimento, além de programa de sensibilização das comunidades ribeirinhas", explica Peres. Dos quase 24 mil filhotes que estão sendo preparados para a soltura, 22.343 são nascidos no projeto do Mepa, 506 são filhotes de incubação natural e mais 987 são oriundos de doação de voluntários. "A soltura nas duas praias se faz necessária em função da intrínseca relação entre o local de desova e o de nascimento, uma vez que após o período reprodutivo os adultos têm o hábito de regressar para desovar na mesma praia que nasceram", explica Marcos de Oliveira, biólogo do Mepa. Desta forma, evitam-se problemas futuros de ocorrer um aumento na concentração de animais em uma área e diminuição em outra.

Em dezembro passado, aproximadamente 15 mil filhotes foram devolvidos à natureza. Os animais foram soltos na Praia do Meio, entre Marabá e Itupiranga. "A Vale, por meio da Alpa, vem apoiando o projeto de preservação dos quelônios desde 2011. Essa iniciativa é tão importante na questão educacional quanto no repovoamento das espécies, onde o principal predador (o homem) torna-se multiplicador da cultura de preservação e conservação, evitando ações predatórias Todos os envolvidos estão de parabéns", avalia o analista de meio ambiente da Alpa, Klenio Santiago, que acompanha o projeto de perto.  

Este ano, a expectativa do Mepa é reunir em torno de 500 pessoas, entre moradores das comunidades ribeirinhas e das cidades envolvidas. Antes da soltura dos quelônios, a ONG promoverá uma manhã com atividades esportivas e culturais para a comunidade. A devolução dos quelônios à natureza acontecerá na parte da tarde, a partir das 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário