EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ALUNOS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PARTICIPAM DE PALESTRAS SOBRE ATIVIDADE PESQUEIRA



Objetivo do trabalho foi intensificar as orientações sobre o período do defeso para as comunidades que residem no entorno de Reserva Ambiental.
 
Cento e vinte crianças do ensino público fundamental do Projeto de Assentamento Padre Josimo Tavares, no município de Conceição do Araguaia, sul do estado, participaram de um ciclo de palestras sobre a atividade pesqueira na região. A ação promovida pela Unidade Didático-Agroecológica de Conceição do Araguaia (UDC) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar.  O objetivo do trabalho foi intensificar as orientações sobre o período do defeso para as comunidades, que residem no entorno do complexo de lagos da Reserva Ambiental Badesco, que tem a pesca como fonte de renda.
Segundo o engenheiro de pesca Thiago Catuxo, responsável pela atividade, foi no intuito de garantir que o ciclo de reprodução não seja quebrado que a Emater organizou as palestras na escola pública da comunidade. O trabalho consiste em esclarecer a comunidade sobre os impactos negativos ao meio ambiente, quando não respeitado esse processo de reprodução para a manutenção da cadeia aquicola. A demanda foi identificada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que monitora as espécies em reprodução nos lagos. A partir de então solicitou apoio técnico da Emater para realizar o trabalho de orientação às comunidades. Conhecido como “piracema”, o defeso é o período compreendido entre 01 de novembro a 28 de fevereiro, em que ocorre a migração dos peixes para reprodução. Nesse espaço de tempo fica proibida a pesca, excetuando a de subsistência.
Os lagos da Reserva Ambiental Bradesco são berçários naturais da fauna aquática de espécies que ocorrem no rio Araguaia. Com a cheia do rio, os peixes migram para esses lagos para realizarem o processo de reprodução e se tornam presa fácil da pesca predatória. Assim muitos produtores capturam as espécies durante o período reprodução, “dessa forma acabava por diminuir os estoques pesqueiros do Araguaia, quebrando assim o ciclo reprodutivo natural”, afirmou o engenheiro de pesca, Thiago Catuxo.
PLANTÃO:
CHUVAS ATRASAM VACINAÇÃO
Prevista para iniciar dia 29 de novembro, a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal foi abortada em Marabá em consequência de fortes chuvas que castigam a região. Outros entraves também tem dificultado a locomoção de pessoal e material para os locais de vacinação. Em razão desses atropelos, somente hoje (06), a campanha está em seu quarto dia de trabalho, com mais de 3,5 mil cães e gatos vacinados. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde/CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – é terminar a vacinação de aproximadamente 55 mil animais até 20 de dezembro, incluindo a zona rural de Marabá.
PREFEITOS DE TUCUMÃ E OURILÂNDIA DIPLOMADOS
Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 04, no salão de eventos da Loja Maçônica Estrela de Tucumã, a Justiça Eleitoral entregou aos candidatos eleitos nas últimas eleições municipais de Tucumã e Ourilândia do Norte, os respectivos diplomas para os cargos do Executivo e Legislativo para o quadriênio de 2013/2016, nos dois municípios. A cerimônia foi presidida pela a chefe do Cartório Eleitoral da 74º Zonal Eleitoral de Tucumã e Ourilândia do Norte. Na ocasião foram diplomados o prefeito eleito de Tucumã, Adelar Pelegrini (PMDB) e Maurílio Gomes (PSC) de Ourilândia do Norte e os vereadores eleitos para o mandato 2013/2016. Também foram diplomados os vice-prefeitos eleitos, o de Tucumã, Wanderley Vieira (PPS) e o de Ourilândia do Norte, Ângela Liberato (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário