EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

COOPERATIVA DE GARIMPEIROS DE SERRA PELADA CONFIRMA AFASTAMENTO DE EX-PRESIDENTE

Gessé Simão foi afastado do cargo pela justiça em março deste ano, sob a acusação de desvio de recursos e má administração.

O Diretor Valder Falcão, que vinha exercendo interinamente a presidência da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada assumiu definitivamente o cargo na quarta-feira, 12, após a diretoria da Coomigasp e os Conselhos Administrativo,  Fiscal e Deliberativo decidirem, por 12 votos a seis, afastar de vez o ex-presidente da entidade, Gessé Simão, por desvio de conduta, com base no artigo 55 do Estatuto da cooperativa. Gessé havia sido afastado pela Justiça no começo deste ano, “acusado de supostos desvios de recursos e má administração”, segundo denúncia do Ministério Público do Estado do Pará.  

A maioria dos delegados regionais decidiu pelo afastamento, sendo que dos onze presentes à reunião, sete votaram a favor do afastamento e quatro a favor do prazo pedido pelo ex-presidente Gessé. “A partir de hoje a situação melhora e a gente pode trabalhar com mais tranquilidade, pois somos agora presidente de fato da Coomigasp e temos muito trabalho pela frente, com muita transparência e responsabilidade”, afirmou Valder. A diretoria decidiu ainda encaminhar a decisão do afastamento ao Conselho de Ética, criado na mesma reunião, para abrir procedimento de sindicância sobre as denúncias contra Gessé Simão e encaminhá-lo para a primeira Assembleia Extraordinária da cooperativa.

Com a decisão, Valder Falcão assumiu ontem a  vice-presidência do Conselho da SPCDM - Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, em assembleia que será realizada em Parauapebas. Na oportunidade, os diretores aprovaram também, por indicações do presidente Valder Falcão, o nome do  Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar, para assumir a segunda vaga na SPCDM, em substituição ao advogado Jairo Oliveira Leite. A diretoria da cooperativa decidiu também criar uma Comissão Especial para discutir as mudanças no Estatuto da Coomigasp, visando permitir que as assembleias da cooperativa possam ser realizadas simultaneamente, com a sede base de Curionópolis, nas sedes das seis principais delegacias regionais da entidade garimpeira:  Imperatriz (MA; Presidente Dutra (MA); Marabá (PA); Santa Inês (MA); Araguaína (TO) e Goiânia (GO)).

A Comissão Especial será formada por 15 pessoas, entre as quais o presidente, delegados regionais, Departamento Jurídico “e por garimpeiros comuns que não exercem nenhum cargo na administração da Coomigasp”, destacou Valder. De acordo com o presidente da cooperativa, as mudanças no estatuto serão aprovadas na Assembleia Geral Ordinária e na Assembleia Geral Extraordinária que serão realizadas em março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário