EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

NOVO BISPO DE MARABÁ TOMA POSSE

Dom Vital Corbellini, que assumiu a diocese de Marabá era sacerdote missionário da diocese de Caxias do Sul.

Uma missa celebrada no final de semana, na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro marcou a posse o novo bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini. A cerimônia contou com a presença dos seis bispos do Regional Norte II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 45 padres da Diocese local. A solenidade foi presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Vital Corbellini nasceu na localidade de Boa Vista do Sul, no município de Garibaldi (RS) em 1959. Cursou a faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dom Vital Corbellini recebeu a ordenação sacerdotal em dezembro de 1986 e possui Mestrado e doutorado em Roma pelo Institutum Patristicum Augustinianum, pela Pontifícia Universidade Lateranense e pós-doutorado em História da Igreja Antiga na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi professor de Patrística e de História da Igreja Antiga na PUC do Rio Grande do Sul e ensinou também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel. O bispo eleito de Marabá atuou em algumas paróquias da Diocese de Caxias do Sul, Cuiabá e foi Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul, de 2007 a 2010. Participou no projeto Igrejas-Irmãs da CNBB e desde 2011 vinha atuando na Diocese de Ji-Paraná (RO), como pároco da Igreja de São João Batista em Jaru, na Rondônia.

A Diocese de Marabá cobre uma área de 81,832Km2, abrigando 450,000 fiéis católicos. Para o governo da diocese, Dom Corbenili contará com 35 padres e 51 religiosos. A nomeação de dom Vital Corbellini foi anunciada pelo papa Bento XVI no início do mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário