EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

GARIMPEIROS LUTAM POR APROVAÇÃO DE PROJETO QUE GARANTE APOSENTADORIA

Projeto de Lei está parado na |Câmara dos Deputados por falta de relator.  

A classe garimpeira de Serra Pelada continua empenhada na aprovação do Projeto de Lei n. 5227, que trata da aposentadoria dos garimpeiros e que continua emperrado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, por falta de um relator. “Temos consciência de que se não tiver alguém para lutar e brigar pelo PL, a tendência da proposta é continuar engavetada”. Afirma Tony Brasil, Presidente da Agasp Brasil, ressaltando que a aprovação do projeto é de grande importância por instituir uma pensão vitalícia de até três salários mínimos para os garimpeiros remanescentes do garimpo de Serra Pelada. “Entendemos que o Estado brasileiro tem uma enorme divida a pagar a esses milhares de cidadãos, que passaram por quase 20 anos de sua vida como trabalhadores escravos em Serra Pelada, garimpo administrado pelo próprio governo federal, e foram expulsos de lá em 1992 sem nenhum direito”. Desabafou o presidente da entidade.

Outro projeto de fundamental importância para a categoria é a PEC 405/2009, que inclui o direito de aposentadoria de todos os garimpeiros em atividade no Brasil ao Regime Geral da Previdência estabelecido pela Constituição Federal. Até junho passado o empenho feito pela Agasp Brasil dentro da Câmara fez com que a PEC fosse aprovada pela Comissão Especial, que aprovou a sua admissibilidade.

O Projeto se encontra atualmente na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, pronto para ser colocado em pauta de votação. No Congresso nacional é assim. Se não houver barulho, os projetos simplesmente são esquecidos ou deixados para trás. Por isso, em 2013, assim que a Câmara iniciar as suas atividades, a Agasp Brasil vai se entrincheirar para que os projetos de grande alcance social para a categoria garimpeira sejam devidamente aprovados e sancionados pela Presidência da Republica”.  Encerrou Tony Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário