EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

APAE ENFRENTA DIFICULDADES PARA ATENDER PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS


MP ameaça adotar providências para restabelecer a prestação de serviços de fisioterapia, para que um profissional atenda as 200 horas necessárias nos turnos matutino e vespertino.   

Apesar de realizar, há vários anos, um trabalho eficiente de assistência social, terapêutica e educacional aos portadores de necessidades especiais no município de Redenção, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) está passando por muitas dificuldades de funcionamento devido à falta de profissionais, inclusive médicos, em tempo integral.

De acordo com denúncias feitas ao Ministério Público Estadual (MPE), a Prefeitura de Redenção reduziu a carga horária do fisioterapeuta de 200 para 100 horas, deixando várias crianças portadoras de necessidades especiais sem a prestação de serviço deste profissional, sem justa causa ou explicação plausível, já que atualmente apenas os alunos do turno da manhã estão sendo atendidos pelo médico.

Os alunos do período da tarde encontram-se sem ter acesso ao serviço especializado de fisioterapia, o que vem prejudicando várias crianças portadoras de necessidades especiais, especialmente as acometidas de paralisia. 

Ainda segundo as denúncias, existe um convênio firmado pelo Município de Redenção e a Apae, onde consta na cláusula terceira do documento, a obrigação da prefeitura em colocar dois fisioterapeutas à disposição da entidade. Diante dos fatos, a promotora Jane Cleide Silva Souza, da Promotoria de Redenção, enviou recomendação ao prefeito do município, Wagner Fontes e ao secretário municipal de Saúde, Ivo Fernandes Júnior, sob pena de instauração de procedimento administrativo preliminar para fins de promoção de ação civil pública por improbidade e responsabilização judicial e pessoal dos recomendados.

Em caso de não cumprimento da recomendação, no prazo máximo de cinco dias o MP deverá adotar providências para restabelecer a prestação dos serviços de fisioterapia, para que um profissional atenda as 200 horas necessárias no turno matutino e vespertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário