EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PARAGOMINAS RECEBE CIRCUITO DE PECUÁRIA



Curso aborda temas como diagnóstico e manejo de pastagens, preparo do solo, escolha de gramínea e controle de pragas.

Evandro Corrêa

Sucursal do Sul e Sudeste do Pará

Encerra hoje em Paragominas o Circuito Nacional da Pecuária Sustentável. A programação, que começou nesta quinta-feira, 30, e já passou por nove municípios brasileiros, entre eles Macaé, Palmas, São Paulo e Goiânia. Coordenado pelo engenheiro agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagens, e pela Universidade do Boi e da Carne, localizada em São Paulo, o curso acontece no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP) e aborda temas como diagnóstico e manejo de pastagens, preparo do solo, escolha de gramínea e controle de pragas. Outro assunto, considerado como de maior interesse pelos participantes, é a recuperação de pastagens degradadas.  

Com relação às iniciativas de pecuária de corte sustentável, o Estado do Pará já pode ser considerado exemplo na atividade, com o projeto Pecuária Verde, do SPRP, em que seis fazendas têm sido consideradas modelo por adotarem técnicas de intensificação de pastagem. O projeto, financiado pelo Fundo Vale e a Dow AgroSciences, é desenvolvido com instituições de ensino como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) e as organizações não-governamentais Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e The Nature Conservancy (TNC).

Um dos benefícios da pecuária desenvolvida por esses produtores é o controle dos processos erosivos. Com a melhoria das pastagens é possível o desenvolvimento de uma cobertura vegetal capaz de reter melhor o sedimento no solo, já que as gramíneas – vegetal utilizado nas pastagens, como por exemplo, a grama - possuem raízes muito pequenas para firmar os nutrientes e sedimentos de rochas presentes do solo. Um modelo semelhante de melhoria em pastagens é desenvolvido também no município de Rancharia, no interior de São Paulo, onde pesquisadores da Esalq/USP já observam os resultados de um manejo bem feito na pecuária leiteira e de corte.

Outra cidade paraense a receber o circuito será Marabá, nos dias 4 e 5 de outubro. Os demais locais a sediar a programação será Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Maringá (PR), Imperatriz (MA), Maceió (AL) e Feira de Santana (BA). O evento fechará nas cidades mineiras Uberlândia e Belo Horizonte.

J

Nenhum comentário:

Postar um comentário