EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

AGRICULTORES DE PARAUAPEBAS INVESTEM EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO ARTIFICIAL

Sistema foi a solução encontrada para enfrentar período de estiagem, que ameaça as plantações na região.

A estiagem é o período mais rigoroso para os produtores rurais, uma vez que prejudica as plantações agrícolas e o seu desenvolvimento, tornando o pasto seco e inadequado para a alimentação dos animais. Contudo, em Parauapebas, alguns produtores não têm sentido as consequências da estiagem, porque apostaram num sistema que fornece água para plantação nesse período do ano: trata-se da irrigação artificial. O sistema foi adotado pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) nos programas Balde Cheio, Fruticultura, Caprinocultura, Viveiro e Produção de Mudas.

Segundo o engenheiro agrônomo, Ozéias de Matos, a irrigação artificial é uma solução para o período de estiagem, uma vez que o fenômeno pode se prolongar por até quatro meses e seu efeito pode ser devastador para a plantação. "Hoje pela necessidade que temos, e também com o aumento da produtividade, o certo é usarmos a irrigação artificial", observa. De acordo com o agrônomo, a Sempror disponibiliza aos produtores rurais acompanhamento técnico, materiais, especialistas, além de aporte financeiro para o desenvolvimento da técnica. "Os produtores rurais do município vêm se dando muito bem com esse processo. Por exemplo, no programa Balde Cheio, trabalhamos a irrigação na parte de bovinos com a produção de leite. Já com os Caprinos, a irrigação é usada dentro de piquetes. No caso do programa de Fruticultura, o método de irrigação acontece por aspersão [uma espécie de jatos d'água]", explica. Quem apostou no sistema está colhendo frutos, como é o caso do produtor Jurandir Marisihikiu. Ele conta que investiu pouco mais de R$ 6 mil na aquisição de materiais necessários para a implantação do sistema. "O mais caro foi o motor. Os outros produtos são mais acessíveis", diz, acrescentando que a irrigação artificial contribui de maneira integral e positiva na plantação.

Por falta de conhecimento sobre os benefícios da irrigação artificial, o produtor Manoel Basílio preferiu não investir no método. Mas hoje se arrepende da decisão. "Eu não sabia que a irrigação era tão eficiente e também desconhecia como funcionava de fato o programa", declara, comentando que agora está decidido em investir no negócio, "já estou dando os primeiros passos para começar a implantar o sistema em minha propriedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário