EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BISPO DOM JOSÉ FORALOSSO MORRE EM HOSPITAL REGIONAL DE MARABÁ


Religioso estava internado, em coma induzido, desde o dia 5 de junho deste ano.

Faleceu na manhã de ontem, no Hospital Regional do Sudeste do Pará, o Bispo Emérito de Marabá, Dom José Foralosso, que tinha 74 anos. O religioso estava internado, em coma induzido, desde o dia 5 de junho deste ano, após sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC), durante uma missa. O velório será às 20 horas, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá, à Folha 16, no bairro Nova Marabá. O enterro será na Catedral, na Velha Marabá, ainda sem horário marcado.

Dom José Foralosso nasceu no dia 15 de março de 1938. Religioso da Ordem dos Salesianos, o Pastor da Diocese de Marabá estudou filosofia em Brescia, na Itália, e teologia na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, formando-se como mestre em teologia dogmática e doutor em teologia moral. Sua vocação foi confirmada em dezembro de 1966, dia de sua ordenação. A vocação episcopal veio 25 anos depois, em novembro de 1991, data de sua nomeação a bispo da diocese de Guiratinga, no Mato Grosso, recebendo sua ordenação episcopal no dia 15 de fevereiro do ano seguinte. Seu lema episcopal foi: "para que tenham vida e a tenham em abundância". Permaneceu na diocese Guiratinga até janeiro de 2000, quando foi nomeado bispo de Marabá. Seu pedido de renúncia foi aceito em 25 de abril de 2012, quando se tornou bispo-emérito da diocese. Assumiu como bispo de Marabá em 26 de fevereiro de 2000.

Uma de suas características nos 12 anos como bispo, foi o respeito aos diferentes pensamentos e segmentos religiosos existentes na diocese. Não impôs sua maneira de pensar e nem perseguiu os que tinham posições e pensamentos diferentes dos seus. Em nota divulgada ontem, a Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Marabá lamentou a morte do bispo Dom José afirmando que prestará solidariedade aos seus familiares e a todos e todas que fazem parte do rebanho do qual ele era pastor. Ele era bispo de Marabá e de outros 21 municípios da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário