EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DUAS ESCOLAS DE PARAGOMINAS ESTÃO ENTRE AS MELHORES DO PARÁ


Salmonozor Brasil e Lions Clube foram as instituições que se destacaram no IDEB.

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram este mês o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2011. Os indicadores mostraram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino – primeira e segunda etapas do Ensino Fundamental. O índice é divulgado a cada dois anos. Paragominas, no nordeste do estado, obteve o 4º lugar no ranking estadual na categoria “séries iniciais”, com a média de 4,7.

Duas escolas do Município ficaram entre as doze melhores do Pará este ano: a E.M.E.I.F. Salmonozor Brasil, com 6.1 e a E.M.E.F e a Lions Clube de Paragominas, com 6.0. Segundo a SEMEC, a média projetada pelo Ministério da Educação – séries iniciais 2011 foi de 4.0, o que significa que o Município conseguiu superá-la em 0.7 décimos. Contudo, a Secretária de Educação, Mozimeire Pereira de Souza Costa, afirma que os avanços na educação vão prosseguir. “Vamos continuar investindo na Educação, cumprindo todos os percentuais de aplicabilidade do Plano de cargos e salários dos funcionários, investindo em recursos tecnológicos nas escolas, continuar com a melhor merenda escolar do Brasil, e principalmente investindo na formação continuada dos professores, comisso, no próximo IDEB, estaremos muito melhor, com certeza”, ressalta Mozimeire.

Em contrapartida, ela explica que outras cidades que obtiveram uma nota maior que Paragominas possuem um menor número de alunos matriculados, o que influencia (e muito) na avaliação final. Hoje, o Município possui mais de 30 mil estudantes matriculados nas 89 Escolas da Rede, nas zonas urbana, rural e indígena. Ourilândia do Norte, por exemplo, que ficou em 2º lugar, possui 6964 alunos matriculados, Ulianópolis, que ficou em 3º e Bannach, em 4º possuem, respectivamente, 7111 e 1119 alunos.

Em Paragominas, foram avaliadas 36 escolas pelo MEC para medir o IDEB. “Sabemos que o nosso resultado foi muito bom, levando em consideração todo esse quantitativo. Ficamos em 7º lugar geral no ranking estadual, por ter notas empatadas entre Municípios.” afirma a secretária. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Salmonozor Brasil foi a que obteve melhor desempenho, entre as Escolas Públicas Municipais, com a média de 6.1, estando entre as 4 melhores escolas do Estado do Pará, bem como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Club de Paragominas, com o IDEB de 4,9 em2009 passando para 6,0 em 2011, estando também entre as cinco melhores escolas do estado do Pará, o que muito nos orgulha.

Um comentário:

  1. ulianopolis em 3º ué mais o mariano não dsse q o ideb do municipio era pecimo ? ele sabe pelo menos o que é ideb?

    ResponderExcluir