EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 21 de agosto de 2012

IBAMA PROMOVE AÇÕES DE PROTEÇÃO À REPRODUÇÃO DE ESPECIES RARAS DA AMAZÔNIA


Nos primeiros dias de fiscalização, os agentes vistoriaram 900 km de praias.

O Ibama começou este mês as ações de proteção à reprodução da tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), do tracajá (Podocnemis unifilis) e do pitiú (Podocnemis sextuberculata) no Tabuleiro do Embaubal, no Baixo Xingu, entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. Nos primeiros dias de fiscalização, os agentes vistoriaram 900 km de praias e apreenderam três espingardas, milhares de metros de malhadeiras, espinheis e seis embarcações flagradas na captura ilegal dos quelônios. Os responsáveis foram multados em R$ 207 mil e 36 tartarugas resgatadas vivas foram devolvidas à natureza.

Nesta época do ano, as três espécies de cágados e tartarugas que desovam na região começam a se dirigir às praias, conhecidas como tabuleiros, onde se reúnem em grandes grupos, antes de iniciar a postura, nos meses de outubro a dezembro. "São milhares de tartarugas expostas. É quando elas ficam mais vulneráveis e viram alvo fácil dos pescadores ilegais", explica o coordenador da operação, o analista ambiental Rodrigo Numeriano. Monitorada pelo Ibama, a área de reprodução no Tabuleiro do Embaubal é uma das mais importantes do país.

Com o Programa Quelônios da Amazônia, o instituto maneja a desova, o nascimento e a soltura de cerca de 400 mil filhotes todos os anos. O programa tem o apoio da Norte Energia, da ONG WWF e das prefeituras de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário