EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 19 de agosto de 2012

DEPUTADA PEDE A SUSPENÇÃO TEMPORÁRIA DA LICENÇA DE FRIGORÍFICO DE MARABÁ


Parlamentar afirma que  atividade do frigorífico JBS está poluindo o meio ambiente e prejudicando a população do município.

A deputada Bernadete ten Caten subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado,  para apresentar requerimento em que solicita da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a suspensão temporária da licença de funcionamento do frigorífico JBS, de Marabá, cuja atividade vem se mostrando prejudicial à população daquele município, não obstante o fato de a empresa abrir mercado de emprego para dezenas de famílias. "Em primeiro lugar, tudo o que se pede, é que a licença seja suspensa temporariamente até que o frigorífico corrija distorções que se verifica quanto à sua funcionalidade, com equipamentos que não estão funcionando a contento, fazendo com que o forte odor acabe por poluir o ambiente, comprometendo inclusive a respiração das pessoas que moram em Marabá. Corrigidos esses problemas, defendemos sim a manutenção da empresa em funcionamento, para o bem da sociedade e das pessoas que lá trabalham", esclareceu a deputada.

Bernadete disse haver manifestações inclusive do Hospital Regional de Marabá, da própria Secretaria de Meio Ambiente de Marabá e da Sema, porem, a direção do frigorífico JBS não tomou conhecimento. Destarte, "se faz necessária uma providência mais enérgica, como a suspensão da licença ambiental, o que fará com que a empresa tenha de paralisar as atividades até que as deficiências de equipamentos sejam sanadas. Nós queremos a empresa, queremos o progresso, mas não podemos colocar isso acima dos interesses e da saúde pública", disse a deputada ao apresentar o requerimento na ALEPA. 

Segundo a parlamentar, a população de Marabá está convivendo com o mau cheiro oriundo do Frigorífico JBS, sendo que o  principal questionamento da população é o mau cheiro exalado das áreas externas do frigorífico, que atinge especialmente os moradores mais próximos, pois o mau cheiro tem provocado mal estar e vômitos em moradores da área.  “Diversas denúncias já foram realizadas junto aos órgãos ambientais e, ao mesmo tempo, já foram feitas várias cobranças junto ao Frigorífico JBS, no sentindo de que a direção tome medidas para eliminar o mau cheiro que exala do seu curtume”. Encerrou a parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário