EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COMISSÃO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA VISITA NOVA MINA DE SERRA PELADA


Deputados visitaram Curionópolis para conhecer de perto o projeto do novo garimpo que irá reabrir em 2013.

Uma comissão composta por 3 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Pará visitaram no final de semana o antigo garimpo de Serra Pelada, situado na zona rural do município de Curionópolis, no sudeste paraense. Os deputados foram até a região para ver de perto como anda o projeto de mineração implantado pela parceria firmada entre a Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada e a mineradora canadense Colossus. Recepcionados pelos representantes da empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, José Mauricio – diretor do Projeto Serra Pelada e Rosana Entler – Assessora do presidente da Colossus (Claudio Mancuso), a comitiva seguiu para o Centro de Desenvolvimento Comunitário da empresa que funciona na vila de Serra Pelada e lá assistiram a apresentação do projeto, e os trabalhos desenvolvidos até a presente data.

A comitiva de deputados representa a frente parlamentar na mineração, ou seja, é uma comissão criada para fiscalizar e apoiar as atividades de mineração dentro do Estado, fazendo com que haja desenvolvimento sustentável no exercício da atividade para a comunidade e municípios envolvidos. ”É de fundamental importância que começamos nossos trabalhos aqui em Serra Pelada, pois este local possui um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado e a parceria aqui estabelecida entre a Colossus e os garimpeiros é de fato um exemplo a ser seguido”. Comentou o deputado Raimundo Santos – PR/PA, Presidente da Comissão.

Além dos deputados, Raimundo Santos (PR), Zé Maria (PT) e Bernadete Ten Caten (PT), estiveram presentes também o presidente do Sim Mineral, Sr. José Fernando, os presidentes das Cooperativas, Coomigasp – Valder Falcão, da Coomic – Raimundo Lopes, Raimundo Benigno – Presidente do Singasp e demais cooperativas que se juntaram a frente assinando o termo de filiação ao fim da reunião. Na ocasião os deputados ouviram as explicações do andamento do projeto e puderam tirar suas dúvidas, dúvidas essas muito bem esclarecidas pelo advogado da SPCDM Sr. Daniel Vilas boas, que explicou detalhadamente todo o processo de construção do projeto que se deu inicio em 2007 até agora.

Antes de seguirem para a mina os parlamentares ouviram do promotor de justiça e  representante do Ministério Publico Estadual detalhes sobre o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Coomigasp e o Ministério Público que prevê a reorganização em caráter financeiro e fiscal da cooperativa para que assegure o direito do garimpeiro, repassando 98% (noventa e oito por cento) de sua participação, para o associado, fato este aplaudido e muito bem aceito por todos os parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário