EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 26 de agosto de 2012

GARIMPEIROS DE SERRA PELADA QUEREM DESTITUIR DIRETORIA DE COOPERATIVA


Filiados da Coomigasp elaboraram um Abaixo Assinado com mais de 5 mil assinaturas.

Foi protocolado na tarde de ontem, na Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, um abaixo assinado pedindo para que a Coomigasp realize uma Assembleia Geral para o mês de setembro, com a finalidade de examinar a postura do presidente e seus diretores, bem como deliberar sobre a destituição da atual diretoria. Conforme o estatuto da Coomigasp, a diretoria terá 10 dias para realizar a conferência das 5.541 assinaturas do abaixo assinado e depois deliberar sobre o pedido.

A atual diretoria da Coomigasp rebate a necessidade da Assembleia Geral sob a alegação de que tudo estaria funcionando em conformidade com o Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, assinado pela diretoria, junto ao Ministério Público do Pará. “Se as autoridades judiciais e governamentais não tomarem logo a frente desse imbróglio que virou essa parceria Coomigasp/Colossus/SPCDM, em Serra Pelada, estaremos vendo, em breve o assunto estampado nas páginas policiais dos principais meios de comunicação do país”. Diz uma nota divulgada pelos garimpeiros.

Em Serra Pelada, já há boatos que algumas empresas estabelecidas em Curionópolis estariam dispostas a deixar o município em virtude dos últimos acontecimentos relacionados à segurança patrimonial, quando 12 carros foram incendiados por manifestantes.“Se isso vier a acontecer, Curionópolis deixará de receber bilhões em investimentos, milhares de empregos deixarão de ser criados e, possivelmente, o município voltará àquele ostracismo do período compreendido entre os anos 1993 e 2003, quando o índice de migração chegou a zero e a cidade quase foi extinta”. Diz a nota ressaltando que atualmente, Curionópolis é um município de comércio pujante, em pleno crescimento. “Ações impensadas, mesmo que justificadas, como a depredação de patrimônio das empresas acontecida na última semana não agregará nada, muito pelo contrário, poderá levar tudo que o está sendo e já foi investido em Curionópolis a nada”. Finaliza o documento assinado por garimpeiros.

Por outro lado, o deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) anunciou que neste fim de semana estará em Serra Pelada a fim de verificar “in loco” os graves acontecimentos relacionados à parceria entre a Colossus Minerals e a Coomigasp. Na qualidade de presidente da Subcomissão Permanente que acompanha a implantação de grandes projetos minerais no Pará, que funciona no âmbito da Comissão de Minas e Energia da Câmara, o deputado decidiu verificar as denúncias que tem recebido de centenas de garimpeiros. “É necessário entender melhor o que se passa nessa parceria firmada entre a Cooperativa dos Garimpeiros e a Colossus”, disse Wandenkolk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário