EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CASAS POPULARES IRÃO DIMINUIR DÉFICIT HABITACIONAL EM REDENÇÃO


Município está tentando viabilizar liberação de mil casas populares.

Com o intuito de reduzir o déficit de moradia em Redenção e com vistas a implementação de uma política habitacional que garanta segurança domiciliar as famílias de baixa renda, o município de Redenção está tentando viabilizar, junto à Caixa Econômica Federal, a liberação de mais mil casas populares nos próximos meses. Wagner Fontes, prefeito do município, em reunião na Superintendência da CEF com o gerente regional de Habitação, João Hugo Barral Miranda, na última semana, em Belém, confirmou que em breve técnicos estarão encaminhando a proposta técnica e autorização para início das obras da segunda da etapa do programa Minha Casa Minha Vida no município. No início do primeiro semestre de 2012, 500 famílias já receberam a casa própria no setor hoje conhecido como Vila Maria.

Na ocasião da entrega das chaves, foi realizado um cadastro , sendo que as pessoas que não foram contempladas poderão pleitear uma segunda vez com a aquisição da casa própria, e, outras famílias poderão integrar-se ao cadastro. No processo de parceria com o governo federal e a CEF, cabe à Prefeitura garantir a infraestrutura necessária à qualidade de vida dos novos moradores, a exemplo dos serviços públicos prioritários como abastecimento de água, escola e saúde. No setor Vila Maria, por exemplo, onde está localizada a primeira etapa, uma creche e uma escola de Ensino Infantil estão em construção, um investimento na ordem de R$ 1,5 milhão.

No entorno, porém, em outro setor, está sendo construído o Posto de Saúde Átila Douglas que também atenderá o setor Vila Maria. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o déficit habitacional no município é de 2000 mil unidades habitacionais, entretanto, este quantitativo diminuiu segundo afirmou Wagner Fontes.  O presidente do Instituto de Planejamento Pesquisa e Urbanismo de Redenção (IPPUR), Ricardo Pinto, explicou que existe no programa habitacional em questão a contrapartida da Prefeitura Municipal. “Além de acompanhar a fiscalização na execução das obras para garantir o cumprimento do cronograma, a prefeitura se utiliza da Lei Municipal de Isenção para garantir que o novo proprietário do imóvel somente pague IPTU e o ISS (Imposto sobre Serviços) somente quando passar a residir no imóvel”, disse Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário