EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 26 de agosto de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MARABÁ JÁ REGISTROU 128 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Mordidas de cobra resultaram em cinco ocorrências graves e dois óbitos.

Nos últimos meses em Marabá, o aumento de notificações de acidentes provocados por animal peçonhento, em particular cobras, tem deixado muitos pacientes com sequelas. Até meados de agosto deste ano, a Vigilância Epidemiológica do município registrou 128 acidentes por animal peçonhento, dos quais 101 por serpentes, com cinco situações graves e dois óbitos. Em relação a 2011, também houve elevação dos acidentes provocados por aranhas (11) e escorpião (14), que em todo o ano passado provocaram respectivamente oito e seis acidentes.

As picadas desses pequenos insetos, dependendo da situação alérgica do paciente, podem resultar em situações graves. Preocupadas com a situação, as autoridades de Saúde de Marabá convocam esses pacientes a procurarem acompanhamento adequado, no sentido de eliminar ou pelo menos reduzir os efeitos danosos dessas eventualidades, que não são poucas no município. Segundo Maurícia Macedo, coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica na SMS, a maioria das sequelas acontece porque as pessoas procuram recurso muito tarde ou até mesmo se acomodam, imaginando que podem ser curadas por conta própria. No entanto, é necessário acompanhamento mesmo depois de um primeiro atendimento.

Em poucos casos, o atendimento resume-se a uma única visita à unidade de saúde; algumas ocorrências carecem apenas de fisioterapia; outros carecem também de acompanhamento vascular; mas existem aqueles pacientes que dependem até de tratamento fora do domicílio, quando se trata de necroses profundas, que atingem veias e a musculatura do indivíduo.

 

Um comentário:

  1. FAÇO UMA DENUNCIA A VIGILANCIA SANITARIA QUE EM MARABA AS CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E DISPOSIÇÃO DE ALIMENTOS DO SUPERMERCADO GUERRA DA 16 ESTÃO PRECARIAS

    ResponderExcluir