EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RONDONIA QUER COPIAR EXEMPLO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS DE PARAGOMINAS


Estado tem cinco municípios que estão na Lista Negra do Desmatamento.  

Autoridades políticas de Rondônia, extremo norte do país, estiveram recentemente em Paragominas para conhecer de perto o Projeto “Paragominas Município Verde”. Na comitiva, o senador Valdir Raupp  e Marinha Raupp, deputada federal, dentre outros políticos, foram recepcionados pelo prefeito  do município, Paulo Tocantins. Rondônia é conhecida pelo histórico de devastação de sua cobertura vegetal – segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área desmatada do estado passa dos 85 mil km². Além disso, Rondônia tem cinco municípios que estão na Lista Negra do Desmatamento, divulgada todos os anos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), ranking que Paragominas deixou desde 2010 com a adoção de políticas públicas e medidas de contenção do desmatamento.

Segundo o senador Valdir Raupp, dois municípios do estado devem sair da lista ainda este ano – Machadinho do Oeste e Buriti. Durante a visita, ele aproveitou pra dizer que Machadinho do Oeste e Buriti já devem desenvolver ações de adequação ambiental semelhantes as adotadas em Paragominas.“Nossa comitiva despediu-se do município com a convicção de que a iniciativa de Paragominas quanto ao trabalho conjunto entre poderes públicos, interesses privados, população e organizações não-governamentais, mostra que é possível aliar desenvolvimento econômico e social à preservação ambiental”, elogiou o senador. Rondônia já teve 208 mil km² de floresta, mas hoje é uma das regiões mais desmatadas da Amazônia, com cinco municípios na lista negra do desmatamento. 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que a área desmatada em Rondônia ultrapassa 85 mil quilômetros quadrados, dos quais estima-se que cerca de 70% são usados, em algum período, com pastagens. Isto corresponde a cerca de 35% do território do estado, totalizando mais de 5,5 milhões de hectares de pastagens".Agora, o estado pretende traçar outra forma desenvolvimento que tenha consonância com preservação ambiental. “Não queremos mais um modelo de desenvolvimento que traga tanto impacto ambiental. Por isso, viemos a Paragominas conhecer e compartilhar ações exitosas como essas”, disse Marinha Raupp.

Para o prefeito Paulo Tocantins, visitas como esta são necessárias para a consolidação do modelo de economia verde que Paragominas adotou. “Nós mostramos que conseguimos ter desenvolvimento econômico sem desmatar, sem agredir o meio ambiente”, frisou Tocantins. “E esperamos apoiar não só os municípios de Rondônia, como outros que buscam esse modelo de desenvolvimento”, finaliza.

2 comentários:

  1. Bonito legado deixado pelo prefeito Adenan de Paragominas, e aqui em Ulipa qual o legado do Joninhas?

    ResponderExcluir
  2. Vou lhe responder o legado que o Joninhas deixou ''Roubo''.

    ResponderExcluir