EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 24 de fevereiro de 2013

AGRIPEC ARAGUAIA DESTACA VOCAÇÃO AGRÍCOLA NA REGIÃO SUL DO PARÁ


Feira se propõe a divulgar potencial agropecuário local e transformar região em pólo de grãos.

Fomentar a forte vocação agrícola da região sul do Pará é o principal objetivo da Agripec Araguaia, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri). A feira, que se propõe a divulgar o potencial agropecuário local e garantir apoio para que a região possa se transformar no maior polo de grãos do Pará será realizada nesta sexta-feira, 22, e no sábado, 23, em Santana do Araguaia. A Agripec tem o apoio da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Para (Adepará), Federação da Agricultura do Pará (Faepa), prefeituras e sindicatos rurais.

O secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, e o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado, Sidney Rosa, estarão presentes no evento. “O encontro servirá para mostrar a forte vocação agrícola da região, que poderá se constituir em uma nova fronteira de produção no Pará. Os agricultores, as prefeituras e os sindicatos rurais estão unidos para que a Agripec tenha Êxito e, nós, do Governo, apoiamos essa iniciativa”, disse Hildegardo.

Hoje, os municípios de Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará, começam a se consolidar como grandes produtores de grãos do Estado, com destaque para a soja, milho e arroz. Somente Santana deverá colher, este ano, 120 mil toneladas de grãos, a partir de uma área cultivada de 40 mil hectares.

Na programação além da colheita mecanizada de grãos em fazendas locais, também estão prevista visita a uma mina de calcário, encontros de prefeitos, palestras de especialistas em agricultura e pecuária e orientação de instituições bancárias sobre a concessão de crédito agrícola. A proposta é que a Agripec se torne anual e passe a constar da agenda de eventos do Estado. Ao término do encontro serão colhidas reivindicações e posições que constarão de uma carta que servirá como um documento a ser encaminhado às autoridades.

Hildegardo Nunes acredita que o momento é muito positivo para a região do Araguaia. “Vejo que esta região vai se consolidar rapidamente como um polo produtor. Isso agrega valor aos municípios e gera empregos diretos e indiretos”, avalia. Para o presidente do Sindicato Rural de Santana do Araguaia, Leandro Lopes, a iniciativa do encontro chega em bom momento. “Sabemos do potencial da nossa região, mas precisamos que o Estado saiba o que estamos fazendo por aqui. Queremos mostrar que também temos condições de contribuir para esse crescimento”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário