EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

INDIGENAS VISITAM O CANTEIRO DE OBRAS DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE



Para visitar a obra, os indígenas receberam equipamentos de segurança e instruções sobre os cuidados na circulação pelos canteiros.
 
Índios das aldeias Curuá e Irinapãn visitaram esta semana o Sítio Pimental, na usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira. “Conhecendo o que acontece aqui a gente pode explicar para o nosso povo, acalmar, mostrar que nossa região vai ter uma vantagem com essa obra”. Disse o indígena Valter Ferreira Curuaia.  A visita é a primeira de várias que serão realizadas pela Norte Energia como cumprimento a um acordo firmado com a FUNAI e representantes indígenas, em junho de 2012.
Após assistir a um vídeo sobre o Sistema de Transposição de Embarcações (STE), construído pela Norte Energia e entregue no último dia 15 de janeiro para garantir a navegabilidade no Xingu, o grupo seguiu até o mirante, ponto mais alto do Sítio Pimental, onde puderam ter uma visão real da construção e identificar o ponto onde está sendo construída a casa de força complementar da usina.
Atentos às apresentações de cada ponto da obra, os visitantes interagiram com a equipe de coordenação, perguntaram, contaram histórias sobre a região, muito à vontade, pediram detalhes sobre a geração de energia e as obras no leito do rio. “Se vocês garantirem que o rio (Xingu) não vai secar, eu vou tranqüilo pra minha aldeia, sabendo que o (os rios) Curuá e Iriri, onde meu povo pesca, não vão secar”, declarou Valter Ferreira Curuaia ao se referir ao uso do rio pelas comunidades.
A primeira visita ao Sítio Pimental foi coordenada pelo diretor de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), Antonio Oliveira, o gerente socioambiental da Norte Energia, Antonio Neto, e a analista de assuntos indígenas da Norte Energia, Joana Angélica. Não houve representantes da FUNAI.
A agenda de visitações foi uma solicitação das comunidades indígenas da região, de acordo com relatório encaminhado pela FUNAI à Norte Energia. Eles têm interesse em conhecer as atividades executadas pelas construtoras, entender o funcionamento da usina hidrelétrica, compreender como serão mitigados os impactos ambientais e sociais e, principalmente, ter acesso aos benefícios oriundos dos investimentos previstos no Programa Básico Ambiental – PBA.
Para visitar a obra, os indígenas receberam equipamentos de segurança e instruções sobre os cuidados na circulação pelos canteiros. “Nosso objetivo aqui é fazer com que todos possam ver de perto que os cuidados apresentados em relatórios são levados muito a sério, que nosso trabalho é consciente e a obra trará benefícios para todos”, destacou Antonio Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário