Nos trechos
acidentados serão construídos refúgios, com intervalos de três quilômetros.
A Rodovia PA-150, um dos principais eixos de
integração de cerca de 11 municípios paraenses, vai ganhar acostamento. Por
determinação do governador Simão Jatene, a Secretaria de Estado de Transportes
(Setran) já realiza novos estudos topográficos para incluir no projeto de
recuperação da rodovia, que já está sendo executado, espaços de dois metros e
meio de cada lado da pista, para ser utilizado como acostamento nos trechos
onde o terreno permitir. Nos trechos acidentados serão construídos refúgios,
com intervalos de três quilômetros.
Desde sua construção, a PA-150 nunca teve
acostamento, e o projeto feito para os serviços de recuperação previa apenas
áreas de refúgios em intervalos de oito quilômetros ao longo da rodovia. No
novo projeto será incluída também a recuperação de dois trechos da rodovia que
foram destruídos pela erosão, no KM-24 e KM-60, com cerca de 20 metros de
altura. Alguns trechos que apresentaram fissuras acentuadas na pavimentação
receberão camadas mais espessas de asfalto.
Essas novas obras, que não estavam previstas no
projeto de recuperação, elevarão o custo total dos serviços, por isso será
necessária uma nova licitação para que as obras no trecho mais longo, de 160 km
entre o município de Goianésia do Pará e o distrito de Morada Nova, em Marabá,
sejam iniciadas. Enquanto isso prosseguem as obras no trecho de Mojú a
Goianésia.
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ão entre órgãos do Governo Federal, o
projeto tem a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por
meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição
dos aplicativos de softwares públicos básicos. O BNDES oferecerá linhas de
financiamento de kits de sistemas de gestão e softwares, bem como para
ampliação das redes digitais das prefeituras. O orçamento destinado ao projeto
de implantação das cidades digitais é de R$ 40 milhões de reais.
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