EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 24 de fevereiro de 2013

“SERRA PELADA” SÓ CHEGARÁ ÀS TELAS NO SEGUNDO SEMESTRE




Filme se passa em 1978, no maior garimpo a céu aberto da Floresta Amazônica, na era da febre do ouro.

O filme “Serra Pelada”, que já teve locações em São Paulo e no Pará, só deverá chegar às telas do cinema em meados do segundo semestre de 2013. Por enquanto, só foram divulgadas fotos com cenas urbanas e nada sobre o famoso garimpo de Serra Pelada, que dá título ao filme. A produção tem deixado em expectativa como será a reconstituição daquele formigueiro de gente cheia de lama. O filme se passa em 1978, no maior garimpo a céu aberto da Floresta Amazônica, na era da febre do ouro, e traz no elenco Wagner Moura, Sophie Charlotte, Julio Andrade, Juliano Cazarré e Matheus Nachtergaele. A produção é de Heithor Dhalia, Tatiana Quintella e Wagner Moura.

Considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo na década de 1980, Serra Pelada chegou a extrair, em seu auge, uma tonelada de ouro por mês, chegando a mobilizar o trabalho de 80 mil homens. Vinte anos depois, a vila de Serra Pelada não tem mais histórias de riqueza para contar. E como num jogo de azar, poucos ficaram ricos. “Serra Pelada – Esperança não é sonho” aborda a expectativa de reabertura do garimpo de Serra Pelada pelos 7 mil remanescentes da população garimpeira que, vivendo em condições muito precárias, chegaram a se voltar contra a própria Vila, escavando o cemitério em busca de ouro.

"Serra Pelada'' retrata a jornada de Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Julio Andrade), dois amigos que deixam o Rio de Janeiro em busca de fortuna no garimpo, onde na década de 80, pelo menos 30 toneladas de ouro foram extraídas da grande cava localizada no coração da Amazônia. Como tantos outros garimpeiros, Juliano acaba corrompido pela ganância e pelo poder, tornando-se um gângster na região. Ex-pugilista, ele revela seu lado mais violento em Serra Pelada, o que destrói a amizade com Joaquim, professor que só quer ganhar algum dinheiro e voltar o quanto antes para casa, onde a mulher grávida o espera.

"Serra Pelada'' - orçado em R$ 10 milhões, com R$ 7 milhões já captados - teve locações no Pará e em São Paulo, incluindo filmagens em Mogi das Cruzes, onde foram reproduzidas cenas de extração de ouro na antiga cava (que chegou a uma profundidade de quase 200 metros no auge do garimpo) e em Paulínia, na fazenda São João, onde foi reconstruída a vila dos garimpeiros, onde muitos deles gastavam o dinheiro que ganhavam. Havia mercearias, açougue, barbearia, "biroscas'' (que vendiam bebidas alcoólicas) e os prostíbulos, frequentados em sua maioria por homossexuais chamados de "Marias" - já que a entrada de mulheres era proibida no garimpo. "A vila cenográfica foi meticulosamente reproduzida de acordo com a pesquisa histórica'', diz a produtora Tatiana Quintella, sócia de Heitor Dhalia na empresa Paranoid e produtora de filmes como "A Mulher Invisível" e "Homem do Futuro", ambos de Cláudio Torres.
Pronto para voltar ao Rio, Joaquim é roubado (perdendo tudo o que acumulou com tanto esforço), acusando imediatamente o amigo Juliano. Depois de insultos e agressões físicas, Juliano revela que o autor do crime é Lindo Rico (Wagner Moura, também coprodutor do filme), um tipo ambicioso que semeia a desconfiança entre os amigos para tomar o lugar de Juliano. Além de Andrade, Casarré e Moura, completam o elenco principal a atriz Sophie Charlotte, no papel de Tereza, a mulher que vira a cabeça de Juliano, e o ator Matheus Nachtergaele, que vive Carvalho, o fazendeiro rico e poderoso que é noivo de Tereza.

Um dos pontos altos da obra, segundo Dhalia, é a sua dramaturgia. "É o que mais falta ao cinema brasileiro. As tramas não desenvolvem bem os personagens, fazendo com que eles soem falsos. É preciso entender que, sem dramaticidade, a cena não existe", afirma o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário