EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE PARAUAPEBAS DIZ QUE NÃO CONTRATOU EMPRESA PARA AUDITAR CONTAS DO MUNICÍPIO


Denúncias publicadas foram protocoladas no Tribunal de Contas dos Municípios, TCM, pelo autônomo Marcelo Augusto Carvalho.

Em atenção a matéria publicada ontem, na coluna sul e sudeste, intitulada “Tribunal Recebe Denúncia de Fraude”, a assessoria da prefeitura de Parauapebas enviou nota à reportagem afirmando que a respeito da denúncia de contratação sem licitação, mediante inexigibilidade, de empresas prestadoras de serviços, as referidas empresas não foram contratadas pela Prefeitura, nem sequer houve processo licitatório para contratação dos serviços citados (auditoria” e “projetos de engenharia). “Caso haja necessidade de contratação dos serviços citados na matéria, a Prefeitura antecipa e garante que não será por inexigibilidade, mesmo havendo a possibilidade de utilização dessa modalidade”. Diz a nota da prefeitura.

As denúncias publicadas foram protocoladas no Tribunal de Contas dos Municípios, TCM, pelo autônomo Marcelo Augusto Carvalho, que afirma categoricamente que o servidor Célio Costa, secretário municipal de planejamento autorizou, sem a realização de licitação, a contratação de uma empresa de consultoria pelo valor de R$ 2.400.000,00. (Dois milhões e 400 mil reais). Segundo o denunciante, a contratação ocorreu através de procedimento administrativo mediante inexigibilidade de licitação, sendo vencedora a empresa Magnus Auditores e Consultores Associados, com sede na Cidade de Belo Horizonte, para realizar a auditoria independente nas contas da Prefeitura, da SAAEP, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas e Levantamento e Avaliação de Bens Patrimoniais do município.

A pretensão do secretário de planejamento, de acordo com a denúncia, é a de contratar um única empresa para elaboração de todos os projetos básicos e executivos da Prefeitura. “Com relação a empresa JBA Engenharia e Consultoria Ltda a mesma receberá 10% (dez por cento) do valor total da obra executada pela Municipalidade. Considerando o orçamento da Secretaria de Obras, 10% representa 40 milhões de reais.

Também faz parte da denúncia apresentada junto ao TCM a intenção do Secretário Célio Costa em privatizar os serviços de água e esgoto no município de Parauapebas. A solicitação de contratação teria partido do atual secretário de Desenvolvimento, Heleno Costa, também mediante dispensa de licitação. Ocorre que tais serviços é de responsabilidade exclusiva daAutarquia Municipal SAAEP, já que a mesma detém concessão  do referido serviço público, e somente mediante regular processo licitatório a Administração Municipal poderia transferir para terceiros tais atribuições. Por fim, o denunciante aponta fraude em Licitação por ocasião da contratação de empresa para fornecimento de serviço , já executado, de hospedagem.

De acordo com o teor da denúncia o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Peterson Pacheco, solicitou ao coordenador de Lictação de Contrato a “a abertura de procedimento licitatório, modalidade carta convite, para contratação de empresa para o fornecimento de serviço de hospedagem”. O valor da contratação ficou em 79.422,71, no valor da diária de 413,66, sendo 192 diárias, algumas efetuadas antes da celebração do contrato. Ao final do relato, Marcelo Carvalho pede que o TCM envie ofício ao Ministério Público do Pará, no sentido de que todas as denúncias sejam rigorosamente apuradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário