EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

IDELFLOR ENTREGA 90 MIL MUDAS DE ÁRVORES A AGRICULTORES DE BRASIL NOVO


Ação busca conscientizar os agricultores sobre a importância de preservar e reflorestar áreas degradadas na região.

Cerca de 90 mil mudas de cacau, mogno africano e açaí foram entregues no último sábado (2) para 15 comunidades no município de Brasil Novo, em parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A ação faz parte do projeto de fortalecimento do arranjo produtivo florestal em sistemas agroflorestais do município. A entrega das mudas foi feita no viveiro do sindicato, que foi construído a partir de convênio com o Ideflor. A ação busca conscientizar os agricultores sobre a importância de preservar e reflorestar áreas degradadas na região, com sistemas agroflorestais, a recuperação ambiental da propriedade, produção, restauração florestal e o incremento de renda para as comunidades.

Os agricultores cadastrados no sindicato, além de receberem as mudas e os termos de entrega, receberam também orientação da equipe técnica do Ideflor, para aprender a fazer o plantio consorciado com outras frutas ou espécies florestais, o reflorestamento e como desenvolver a recuperação de áreas degradadas. Assim, é possível destinar o plantio das mudas de acordo com as atividades que cada agricultor pretende desenvolver.

Por meio do cultivo das mudas, as comunidades Carlos Pena Filho, Cacaulândia, Açailândia e Ramal dos Baianos vão poder agregar valor para cada propriedade, tornando-a produtiva e sustentável no sentido de beneficiar e comercializar os produtos da floresta. Para a agricultora Maria dos Anjos, receber as mudas é uma forma de economizar. “Vai diminuir muito o gasto que eu teria, pois adquirir mudas como essas é um gasto muito alto”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário