EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FLORESTA DE CARAJÁS COMPLETA 15 ANOS


Área de concessão da Vale abrange cerca de 411 mil hectares de mata preservada.

Centenas de pessoas reuniram-se no Parque Zoobotânico da Vale, no sábado (23), para comemorar os 15 anos da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, no sudeste do Pará. Trilhas ecológicas, jogos educativos, filmes, exposições e atividades diversas fizeram parte da programação especial do parque, divertindo os adultos e crianças que participaram do dia de festa. O evento, que teve a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contou também  com o apoio de várias entidades que desenvolvem trabalhos de educação ambiental e pesquisas dentro da Floresta.

Desde o início da operação da mina de Carajás em 1985, a Vale, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ajuda a conservar a floresta por meio de um trabalho contínuo de fiscalização, pesquisa e educação ambiental. A área de concessão da Vale abrange cerca de 411 mil hectares de mata preservada, dos quais, apenas 3% são usados nas atividades de mineração. A Vale também ajudar a manter o Parque Zoobotânico Vale, aberto à visitação pública.

O bioma é um dos mais diversificados e ricos da Amazônia. Nele é possível encontrar 594 espécies de aves, o que torna a área uma das mais ricas do Brasil e do mundo, segundo estudos divulgados no Livro da Fauna da Floresta Nacional de Carajás. Podem ser encontradas na região 68 espécies de anfíbios, 131 de répteis e 44 de grandes e médios mamíferos. Além disso, ainda de acordo com o livro, a Flona de Carajás é uma das regiões com maior número de espécies de morcegos, por localidade, na Amazônia, com um total de 46 gêneros e 75 espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário