EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PRODUÇÃO DE MANDIOCA SUPERA 20 TONELADAS EM NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ


Pará lidera a produção nacional de raiz de mandioca, com 4,7 milhões de toneladas na safra 2011/2012.

O trabalho de orientação e acompanhamento dos técnicos da Emater no cultivo da mandioca vem dando 
 bons resultados em vários municípios paraense. O aumento da produtividade anual por hectare, que passou de nove toneladas de raiz para uma mídia superior a 20 toneladas, é um dos resultados do trabalho desenvolvido há dois anos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), com agricultores de Nova Esperança do Piriá, município do nordeste paraense. A produção de mandioca está sendo orientada em 11 Unidades Demonstrativas (UD) no município, com a utilização de métodos comparativos entre o cultivo convencional, o trio da produtividade e o plantio direto. Nas Unidades é avaliado o desempenho de cada sistema de manejo, e analisados, junto com os agricultores, os custos de produção, comparados com outros sistemas.

Em Nova Esperança do Piriá a produtividade não chegava a nove toneladas de raiz por hectare. A baixa produtividade refletia o manejo incorreto do cultivo da mandioca pelos pequenos agricultores, é devido à falta de acesso a tecnologia, e também ao baixo nível de escolaridade da maioria é, segundo o chefe do escritório local da empresa, o técnico agropecuário Elcyley Dias da Silva. A proposta de implantação das Unidades Demonstrativas prevê a utilização de fundamentos básicos do sistema de produção denominado trio da produtividade, que considera a seleção de manivas-sementes, arranjos de plantio e o controle de plantas daninhas, visando o aumento da produtividade e maior rentabilidade para os agricultores. Daniel de Moura, dono de uma propriedade na comunidade Novo Horizonte, investiu na variedade "Maranhense", e alcançou uma produtividade de 25 toneladas de raiz por hectare.

Um dos objetivos da Emater é empregar nas UDs tecnologias e práticas acessíveis e compatíveis às potencialidades locais e à capacidade produtiva do agricultor. “Respeitamos os valores socioculturais do local. Para isso, definimos técnicas e práticas a serem introduzidas no cultivo da mandioca, e construímos instrumentos de monitoramento e avaliação do processo e dos resultados obtidos. Em breve iniciaremos ciclos de palestras, para demonstrar aos agricultores do município os resultados alcançados", destacou o técnico Elcyley Silva. O Pará lidera a produção nacional de raiz de mandioca, com 4,7 milhões de toneladas na safra 2011/2012 é o equivalente a 19,19% da produção nacional.

5 comentários:

  1. A equipe apresentada nesta foto não tem nada haver com a equipe que trabalha no Municipio, a população do municipio estranha a publicação da foto, porém o texto esta condizente com a atuação da Emater no Municipio.

    ResponderExcluir
  2. Esta não é a equipe que trabalha no Municipio, kd os meninos da emater daki!?

    ResponderExcluir
  3. A foto foi enviada pela Ascom da Emater. Vou encaminhar email registrando os fatos descritos nos comentários. Breve estarei publicando postagem com a resposta do órgão. Obrigado pelo registro dos caros leitores e moradores do município de Nova Esperança do Piriá.

    ResponderExcluir
  4. kkkkk....
    se preocupem não pessoal esse blog so prega mentiras !!!
    kkkkk
    a competecia dele e pouca
    nunca faz algo correto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei anonimo ai da 10:26 você deve ser um deses 14 de Ulianópolis que foram desmascarado por esse blog,tudo que ele falou ele provou,é tanto que o blog pede desculpas, pelo erro que não foi dele,tudo o que ele falou sob, a politica,de Ulianópolis ele provou, Diploma falso roubo de remédio compra de votos doação de terreno em troca de votos e outros, ta tudo ai nos arquivo do blog, seu recalcado!!!!!!!!!

      Excluir