EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 19 de agosto de 2012

PECUARISTAS DE OLHO NAS PREFEITURAS


                                   Pecuarista Luciano Guedes concorre reeleição em Pau D'Arco

Declarações de Bens revelam patrimônio milionário de candidatos

A maioria dos candidatos a prefeito na região sul e sudeste são fazendeiros e pecuaristas. A pretensão dos chamados coronéis do interior que até pouco tempo financiavam as campanhas deverá tornar do pleito do dia 7 de outubro uma das eleições mais caras e jamais vistas no interior do Pará. O poderio econômico revelado através de centenas de fazendas e milhares de cabeças de gado são visíveis e notórios até mesmo em pequenas cidades como Água Azul do Norte, onde o fazendeiro Marden Pereira da Cunha Peixoto (PPS) declarou à justiça eleitoral possuir nada menos de que 3 milhões e 750 mil reais em bens móveis e imóveis. Em seu registro de candidatura Marden Peixoto estabelece como limite de gastos de campanha 500 mil reais.

Dentre as cidades de porte médio, chama a atenção o município de Dom Eliseu, onde o candidato Ayeso Gaston Siviero, do PT, que declarou possuir pouco mais de 3 milhões em bens estabeleceu como limite de gasto de campanha a cifra de 13 milhões de reais. Já o atual prefeito e candidato a reeleição, Joaquim Nogueira Neto, do PMDB que também possui um patrimônio superior a 3 milhões de reais está disposto a gastar 750 mil reais na campanha eleitoral.

Se levarmos em consideração as declarações apresentadas ao TRE/PA os mais ricos são o fazendeiro João Kleber Torres, do PPS, que concorre ao cargo majoritário em São Felix do Xingu, que afirmou possuir mais de 19 milhões de reais em patrimônio e Valmir Queiroz Mariano, o Valmir da Integral, do PSD, que declarou possui mais de 16 milhões em bens. Em terceiro lugar no ranking dos mais abastados está o candidato a prefeito de Canaã dos Carajás, Itamar Francisco da Silva, do PTB, que declarou possuir mais de15 milhões de reais em bens, ficando a frente apenas de Davi Resende Soares (PTB), de Ulianópolis, 13 milhões, Celso Lopes Cardoso (PSD), de Tucumã e Luciano Guedes (PDT), de Pau D’Arco, ambos com 12 milhões, Geraldo Temponi Barbosa (PMDB), de Cumaru do Norte, 11 milhões e Délio Fernandes (PR), de Altamira que declarou à justiça possuir bens orçados em pouco mais de 10 milhões de reais.

Nas declarações de bens apresentadas no TRE/PA também chamou a atenção os números apresentados pelo candidato a prefeito de Altamira, Domingos Juvenil (PMDB), que apesar de ser um dos políticos mais ricos do Estado afirmou que possui apenas 1 milhão e 198 mil reais. Já com relação ao rebanho declarado pelos pecuaristas que pretendem se tornar prefeitos existem discrepâncias evidentes. No número de cabeças de gado e também no valor unitário de reses. O candidato a prefeito de Água Azul do Norte Marden Pereira declarou possuir 150 cabeças de gado nelore de R$ 666 mil. O candidato a prefeito de Brejo Grande do Araguaia Geraldo Francisco de Moraes afirmou possui 1.200 cabeças de bovinos, com preço unitário de R$ 750. Já o candidato Jair Martins, de Conceição do Araguaia, declarou 700 cabeças de gado ao valor unitário de Mil Reais.

No total, os candidatos mais bem sucedidos que atuam no ramo da pecuária declararam ao TRE a propriedade de 93 fazendas. Já no caso do rebanho as cabeças de gado declaradas de todos os candidatos somou 31.267 reses. Dentre ao pecuaristas que concorrem às eleições de outubro mais de 50% não declarou não declarou a existência de gado em suas fazendas. Os números que mais se aproximam da realidade são os fornecidos pelo pecuarista João Kleber Torres (PPS) que declarou possuir, em suas três fazendas, 14.837 cabeças de gado. Ainda com relação a rebanho um fato inusitado se verifica na declaração de bens do candidato que pleiteia o cargo de prefeito na cidade de Ulianópolis. Apesar do mesmo ter declarado possuir 40 fazendas não consta em sua declaração nenhuma cabeça de gado.

2 comentários:

  1. Errado são os conhecidos políticos que têm fortunas não declaradas. Ponto para os candidatos que declararam seu patrimônio. São empresários que geram empregos e pagam seus impostos e não coronéis como vc citou de forma pejorativa.

    ResponderExcluir
  2. Até quando no Brasil as pessoas terão que ter vergonha de ter patrimônio? Enquanto nos EUA os jovens que amelham seu primeiro milhão saem na capa da FORBES e na Europa são homenageados com comendas do poder público local, no Brasil, ser rico deve ser motivo de vergonha... Lamentável... Vergonhoso é amealhar riqueza de maneira ilícita, bem como prestar declarações falsas à Justiça Eleitoral!

    ResponderExcluir