Mais 185 municípios brasileiros terão o seu colégio eleitoral revisado por meio do recadastramento biométrico. A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral publicou nesta semana provimento que torna pública a relação das localidades cujos eleitores passarão pela coleta da biometria.
O Pará será o quarto Estado do país com o maior número de cidades que passarão pela mudança, com 14 municípios. No Estado, o cadastramento deverá ser realizado nos municípios de:
- Afuá (16ª Zona Eleitoral),
- Belterra (104ª ZE),
- Bonito (66ªZE),
- Bragança (13 ªZE),
- Canaã dos Carajás (75 ªZE),
- Marituba (43 ªZE),
- Mojuí dos Campos
- (20 ªZE),
- Parauapebas (75 ªZE),
- Ponta de Pedras (27 ªZE),
- Primavera (63 ªZE),
- Quatipuru (63 ªZE),
- Santarém (20 ªZE, 83 ªZE e 104 ªZE),
- São João de Pirabas (63 ªZE) e
- Tracuateua (13 ªZE).
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definir o cronograma de atividades, que só devem começar depois do segundo turno das eleições municipais, no próximo dia 30.
“A ação tem como objetivo dar seguimento à identificação do eleitorado brasileiro por meio da impressão digital, habilitando-o a ser identificado por meio de ferramentas biométricas, que proporcionam ao sistema eleitoral mais segurança e confiabilidade”, diz a nota do TSE.
O estado de Goiás, com 98 localidades, terá o maior número de municípios que passarão pelo recadastramento biométrico. Em seguida, está o Paraná, com 51, Rio Grande do Norte, com 19, Pará, 14, e Acre com três municípios.
O recadastramento biométrico vem sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário