EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 15 de outubro de 2016

SANTARÉM : POLÍCIA FEDERAL PRENDE AGENTE DO IBAMA QUE COBRAVA PROPINA DE EMPRESAS. OUTROS DOIS SERVIDORES FORAM AFASTADOS

Resultado de imagem para ALGEMASEm operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal, foi preso hoje em Santarém Elton Cândido da Silva Barros, servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que é acusado de pedir propinas a empresas madeireiras para liberar a exploração florestal. Os servidores Silvana Andreza da Silva Cardins e Vanderlei da Silva Santos foram afastados das funções por ordem judicial.
 
Elton e Vanderlei já são réus em processos por irregularidades, acusados de suprimir documentos públicos, extraviar documento oficial e dificultar ação fiscalizadora do poder público no trato de questões ambientais. A Polícia Federal também cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas dos servidores e dentro da sede do Ibama em Santarém.
 
As investigações foram iniciadas a partir de declarações feitas por sócios de empresas que atuam no setor madeireiro na região oeste do Pará, há cerca de um ano. Eles relataram ao MPF que os servidores solicitaram valores em dinheiro para efetuar o desbloqueio das empresas no sistema de controle de produtos florestais, liberando assim a compra e venda de madeira.
A liberação efetivamente ocorreu, de maneira irregular, em desobediência às normas internas de funcionamento do sistema de controle.O material apreendido hoje será analisado pela Polícia Federal e pelo MPF.

2 comentários:

  1. Ibama, Sema, sefa tudo funciona através de propina. Quando vem fiscalização ninguém se preocupa, pois já tem os negociadores, os agentes ficam em hotéis e estipulam o valor pra cada madeireiro, aí pegam e vão embora sem fiscalizar ninguém. Existem as leis só pra enriquecimento de agentes. Quando denúnciam é porque o raxaxa não foi feito de acordo.

    ResponderExcluir
  2. Por causa desses maus profissionais nós aqui de São Miguel que temos projetos legais, estamos sendo penalizados. Toda burocracia do mundo pra quem anda correto e facilitação pra quem dá propina. Em Belém, no ibama e na sema só se der propina. É revoltante mesmo, só quem precisa de alguma coisa do gênero sabe como é.

    ResponderExcluir