EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

POLÍCIA PRENDE INVASOR DE TERRAS QUE CHANTAGEAVA E EXTORQUIA FAZENDEIROS

armas

A Polícia Civil do Pará, sob o comando dos delegados Valdivino Miranda, da Delegacia de Conflitos Agrários, e António Gomes Miranda, da Superintendência Regional de Polícia Civil do Araguaia Paraense (SRPA), desencadeou hoje (11) a “Operação Terra Prometida” em Tucumã, visando o  cumprimento a mandados de Prisão Preventiva  e Busca e Apreensão expedidos pelo Juízo da Comarca de São Félix do Xingu, culminando com a prisão do nacional Geraldo Pereira Cardoso.

Cardoso vinha sendo investigado pela prática de crimes de estelionato, associação criminosa armada e falsidade ideológica contra pecuaristas na região Sul do Pará. O grupo o qual chefiava organizava pessoas e invadia posses ou propriedades rurais na região do Xingu. Após intensa pressão psicológica, acabavam forçando fazendeiros a negociarem a saída dos ocupantes da área mediante pagamento de vantagens pecuniárias ou resolviam vender as terras para alguém interessado que acabava negociando com os invasores a saída.
 
No caso mais recente, de acordo com as investigações, Geraldinho, como era conhecido, e os demais líderes negociaram com os fazendeiros que recém adquiriram uma área, o recebimento de uma quantia que ultrapassa dois milhões de reais. Esses valores seriam repassados aos demais acampados como forma de indenização pelos gastos que tiveram no local. No.entanto, Geraldinho e os demais coordenadores se apossaram da maior parte desse valor. Vale destacar que a área estava em processo de negociação entre ITERPA, INCRA, Ouvidoria Agrária Nacional, antigos fazendeiros ocupantes e outros órgãos, a fim de implantarem um projeto de assentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário