EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SEMMA APREENDE 30 QUILOS DE PESCADO E CINCO QUELÔNIOS EM SANTARÉM

Em uma operação integrada coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Militar, foi apreendido nesta quinta-feira (04/12), no Porto dos Milagres, bairro Uruará, quase 30 quilos de peixes que estão no período do defeso das espécies tambaqui, pacu, curimatá e o surubi. A espécie surubi foi apreendida por ser do tamanho inferior permitido por lei. Durante a operação também foram apreendidos cinco quelônios. A apreensão aconteceu nos bairros Uruará e Área Verde.

“Nessa época do defeso estamos trabalhando em conjunto com órgãos ambientais e a polícia para coibir essa prática ilegal. Nós recebemos a denúncia e constatamos a comercialização dos peixes que estão no defeso. As espécies de nome surubi foram aprendidas por estarem abaixo do tamanho permitido por lei que é de 80 cm. Apreendemos ainda uma tartaruga que estava dentro de uma residência próxima ao porto, e mais quatro tracajás em outra residência situada no bairro Área Verde, pronta para comercialização, mas logo foi constatado o flagrante”, informou a chefe de fiscalização Lauria Sousa.

O pescado apreendido foi doado ao Asilo São Vicente de Paulo e os quelônios  levados para o ZOOFIT, para receber os cuidados necessários.

Quem for flagrado pescando, transportando ou comercializando durante este período do defeso estará sujeito a sanções penais e administrativas previstas na Lei 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais.

Qualquer denúncia pode ser feita via NIOP pelo número 190 ou à SEMMA, através do telefone (93) 3524-5452- Atendimento de segunda à sexta-feira de 08h às 14 horas.

Orla de Santarém- Já na Rua Adriano Pimentel, na orla da cidade, mais precisamente às proximidades da Praça São Sebastião, fiscais ambientais da SEMMA também apreenderam um som automotivo que estava causando poluição sonora. A denúncia foi formalizada pelo Núcleo Integrado de Operações (NIOP), que acionou a SEMMA para tomar as providências cabíveis. O veículo de placa NSI 7168, cor preta, marca Fiat Fiesta, foi rebocado do local por volta das 04h da madrugada desta quinta-feira, 04/12, para o pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA). Após a retirada do equipamento sonoro o carro será liberado ao proprietário. O infrator será multado e ainda poderá responder por crime ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário