Tucuruí 3
Tucuruí 1
 
A Secretaria de Estado da Meio Ambiente do Pará, através na Gerência da Área de Proteção Ambiental do Lago de Tucuruí, realizou  a primeira etapa da ação de fiscalização do Plano de Fiscalização da Área de Proteção Ambiental Lago de Tucuruí.
Trata-se de uma ação que envolveu SEMA-PA, IBAMA, Batalhão de Policiamento Ambiental, ELETRONORTE e secretarias municipais de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Itupiranga e Novo Repartimento, atuando de forma articulada de maneira estratégica com o intuito de fiscalizar não somente os destinatários finais dos produtos – pescado, madeira – mas também seus principais atravessadores.
Tucuruí 2
“A ação contou com total apoio da Diretoria de Áreas Protegidas – DIAP,  obtendo resultados que surpreenderam pelo quantitativo apreendido, o que só  reforça a necessidade de uma ação integrada envolvendo as esferas Federal, Estadual e Municipal”, afirmou a gerente da Unidade de Conservação, Mariana Bogéa.
Durante a ação foram apreendidos mais de 15 mil quilos de pescado ilegal, que foram doados a instituições indicadas pelos municípios envolvidos na referida ação, além do pescado ilegal foram apreendidos também 02 caminhões com mais de 73 (m³) de madeira irregular.
Tucuruí 4
A gerente destacou que ação foi demandada pelo Conselho Gestor da APA e contou com a participação do poder público e da sociedade civil organizada, ressalta ainda o sucesso da ação se deve ao comprometimento da equipe envolvida (SEMA, BPA, IBAMA Tucuruí e Marabá, SEMMA Tucuruí e Jacundá), adiantando que as ações devem continuar.
“Novas articulações estão sendo planejadas para que possamos atuar durante todo o período do defeso”, afirma Mariana Bogéa, gerente  responsável pela articulação e execução da ação.
Fotos registram diversas etapas de apreensão de pescados e madeira.
Tucuruí

Fonte - Blog do Hiroshi