EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CINCO BALEADOS EM CONFRONTO COM INDIOS TEMBÉ EM GARRAFÃO DO NORTE

Aumentou para cinco o número de pessos baleadas durante conflito com índios tembé, ocorrido nesta segunda-feira (1º), numa localidade perto de Garrafão do Norte, nordeste do Pará. O quinto ferido é João Soares Braga, 24 anos, baleado no cotovelo. Segundo a Secretaria de Saúde do município, uma ambulância permanece na colônia Vila do Livramento, distante 22 quilômetros de Garrafão do Norte, onde há informações de outros dois feridos. Equipes continuam as buscas por vítimas do baleamento.
saiba mais
 
O conflito ocorreu próximo à reserva indígena do Alto Rio Guamá. A área do conflito foi reintegrada para os índios em setembro deste ano, pela Justiça Federal. O processo já durava 35 anos. Segundo a Funai, uma estrada de acesso foi aberta na área como início das ações de reintegração e retirada dos colonos da área da fazenda, que seria feita com apoio do Incra. Durante a reintegração, nesta segunda (1º), houve confronto.

As outras quatro pessoas feridas a tiros são Francidalva de Souza, 31; Deusdete Bezerra da Silva, 34; Manoel João Ramos de Oliveira, 51; e José de Souza Silva, 16 anos, o caso mais grave, transferido para o Hospital Metropolitano, após ser atingido no quadril. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o jovem declarou que foi baleado ao tentar socorrer uma criança de 5 anos, que teria sido gravemente ferida.

Para realizar os atendimentos, a secretaria convocou médicos que estavam de folga, enfermeiros e mais de 10 técnicos de enfermagem para ajudar no socorro às vítimas. Carros foram abastecidos para trazer para Belém os pacientes mais graves.

Entenda o caso

 Segundo a Funai, a fazenda onde ocorreu o confronto pertence a herdeiros da família Mejer Kabacvnik, que recebeu autorização do Incra  para ocupar a área limite, mas invadiu 9 mil hectares da terra indígena, na década de 70.

Após 35 anos de processos judiciais, no último mês de setembro foi concedida uma liminar da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinando a reintegração para os índios da área de 9 mil hectares. Outra liminar da Justiça Federal, em Paragominas, também deu a reintegração dos índios, em 10 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário