EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 28 de dezembro de 2014

JADER BARBALHO É CITADO NA OPERAÇÃO LAVA JATO



Matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo cita o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) como um dos políticos de influência direta no cartel instalado dentro da Petrobras. O peemedebista aparece como um dos nomes por trás das indicações sobre a divisão das obras da estatal ao grupo fechado de empreiteiras. A reportagem apresentou um e-mail que circulou pela empresa em dezembro de 2008, antecipando a maioria das acusações contra a Petrobras que surgiram agora na Operação Lava Jato.

A mensagem, de um funcionário anônimo, que se autointitula O Vigilante, menciona o nome de Jader ao lado do político que indicou Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento, José Janene (PP-PR), morto em 2010 por problemas cardíacos. “Pobres diretores, tornaram-se escravos do Janene, do Jader Barbalho”, diz. A reportagem afirma ainda que não conseguiu localizar nenhum assessor do senador paraense para comentar essa acusação.

O e-mail foi enviado como alerta a quatro diretores e 16 executivos da petroleira. “Continua a ser praticada livremente toda a sorte de maracutaias e ‘acertos’ nas cúpulas da nossa Petrobras. Isso precisa acabar”, defende O Vigilante, que escolheu o nome fictício para enviar o e-mail, Norberto Andrade Camargo - uma junção do nome de três empreiteiras que estão sob investigação na Lava Jato (Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa).

A reportagem explica que a mensagem anônima é considerada por especialistas como um dos instrumentos mais eficazes de combate à corrupção porque o denunciante pode falar o que quiser sem sofrer retaliações. Como destinatários desta mensagem, aparecem Paulo Roberto Costa, Renato Duque, ex-diretor de Serviços, e Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional, todos réus da Lava Jato sob acusação de terem recebido suborno, assim como Sérgio Machado, presidente da Transpetro - que se licenciou do cargo depois que Costa disse ter recebido R$ 500 mil de propina dele por conta de contratos superfaturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário