EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

JUSTIÇA RECEBE NOVA DENÚNCIA CONTRA NOVE ACUSADOS NA LAVA JATO

Denúncia apresentada pelo MPF foi aceita nesta segunda-feira (15).
Presidente da OAS, Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa são réus.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou nesta segunda-feira (15) mais uma denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra nove pessoas por suspeita de participação em crimes como corrupção, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os acusados são ligados à OAS e à MO Consultoria, além do doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.
O MPF do Paraná apresentou na quinta-feira (11) denúncia contra 36 investigados na sétima fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal para investigar lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações resultaram na descoberta de um esquema de desvio de dinheiro e superfaturamento de obras da Petrobras. Na sexta-feira (12), o juiz Sergio Moro aceitou denúncia contra nove pessoas, dentre elas, quatro executivos da construtora Engevix.
Nesta segunda, Sérgio Moro aceitou denúncia contra os seguintes suspeitos de participação no esquema: o doleiro Alberto Youssef, suspeito de liderar o esquema de corrupção; o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa; o dono da MO Consultoria, Waldomiro de Oliveira; João Alberto Lazzari, representante da OAS; Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor-presidente da área internacional da OAS; Fernando Augusto Stremel Andrade, funcionário da OAS; José Adelmário Pinheiro Filho, presidente da OAS; José Ricardo Nogueira Breghirolli, apontado como contato de Youssef com a OAS; Mateus Coutinho de Sá Oliveira, funcionário da OAS.
Como Sérgio Moro aceitou a denúncia, os investigados passam à condição de réus no processo. Segundo o Ministério Público Federal, das 36 pessoas denunciadas, 23 são ligadas às empreiteiras Camargo Corrêa, Engevix, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, OAS  e UTC.
Além dos 36 denunciados na primeira leva, o MPF apresentou novas denúncias nesta segunda contra o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, o lobista Fernando Soares – conhecido como Fernando Baiano –, e o executivoda Toyo Setal Júlio Camargo. Além destes, o doleiro Alberto Youssef voltou a ser denunciado.

Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário