O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou Operação Maturu com o objetivo de combater desvios de recursos públicos da saúde e da educação no município de Porto de Moz, na região do baixo Amazonas, nesta quinta-feira (24). O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público do Estado do Pará.
De acordo com a CGU, houve movimentação de recursos fora de contas específicas de programas; indícios de fraudes em licitações de merenda e transporte escolar; desvio de finalidade na compra de combustível; entre outras ilegalidades.
Segundo as investigações, as irregularidades favoreciam financeiramente empresas fantasmas ligadas a agentes públicos municipais.
A operação cumpre 20 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e órgãos públicos nos municípios de Porto de Moz, Ananindeua e Santarém. Também foi declarada a indisponibilidade de bens de dois gestores municipais suspeitos de envolvimento, além da suspensão do exercício de função pública de três agentes públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário