Projeto visa garantir a expansão da distribuição de cargas e aumentar o número de voos programados.
O prefeito João Salame Neto recebeu nesta segunda-feira, 29, representantes da Superintendência Regional da Infraero, que vieram apresentar detalhes sobre as obras de expansão do aeroporto de Marabá, orçadas em R$ 7 milhões de reais. A Infraero acredita que em seis meses, a partir do início da obra, ela esteja concluída. O aumento do espaço para embarque e desembarque é o principal alvo da reforma, que abrange também a criação de novas áreas de estacionamento.
Segundo os representantes, a Infraero tem em seu Plano Diretor, para 2015, a construção de um terminal de logística na área próxima ao aeroporto. O projeto visa garantir a expansão da distribuição de cargas e aumentar o número de voos programados. Outro assunto debatido na reunião foi referente à área em torno da pista que é considerada zona de ruído. O barulho decorrente do tráfego aéreo nessas áreas oferecem grandes riscos à saúde da população. Por isso, desde 1987, através da Portaria No 1.141/GM5 foram criados os Planos de Zoneamento de Ruído (PZR).
Os PZR são instrumentos que, a longo prazo, viabilizam a adequação do desenvolvimento do solo nas áreas afetadas pelo ruído aeronáutico, uma vez que algumas atividades como escolas, hospitais e residências, que são mais sensíveis ao ruído, não são permitidas nestes locais. Por esse motivo a Infraero está construindo um muro para isolar o local que também dá acesso a pista de pouso e decolagem.
Com a construção do muro evita-se ainda a invasão da área que vai abrigar o terminal logístico. “Temos uma questão delicada para resolver, porque nessa mesma área há um campo de futebol que é utilizado há mais de 16 anos e ele está cerca de 70 metros dentro dessa zona de ruído”, lembrou o prefeito.
Para resolver o impasse ficou acertado que os moradores da área serão convidados para conhecer os projetos da Infraero e está se compromete em ceder outra área para a construção de um campo de futebol completo, através de parceria com a Prefeitura Municipal. Ainda não há uma data definida para o encontro com a comunidade. A Infraero pretende reunir-se, também, com o setor empresarial de Marabá para expor o projeto de ampliação do aeroporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário