EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 31 de agosto de 2013

CARAVANA ESTADUAL APRESENTA PROJETOS AOS PRODUTORES DE RIO MARIA

Autoridades visitaram um curtume e uma fazenda de produção de gado confinado.

Autoridades do Governo do Pará participaram de uma reunião, na quinta-feira, 29, com produtores do município de Rio Maria, no sul do Estado. Sidney Rosa, secretário especial de Desenvolvimento Econômico, falou sobre a diversificação da produção no meio rural, que já é uma realidade no sul do Pará, onde a atividade econômica não se concentra mais só na pecuária ou a agricultura tradicional. Um exemplo disso é a iniciativa do produtor Crássio Belém de Queiroz, 68, que deixou a pecuária em segundo plano e há dois anos passou a investir na piscicultura.

Na área de 614 hectares Crássio investiu, com financiamento público e assistência técnica, cerca de R$ 300 mil para implantar três grandes represas onde mantém uma criação de peixes. Na última safra, ele produziu 18 toneladas de pescado. “Nossa meta é atingir 35 toneladas na próxima”, afirmou. A iniciativa, segundo ele, surgiu da necessidade de se adequar a uma nova realidade ambiental e social. “Se eu fosse continuar na pecuária teria que adquirir novas terras e abrir mais pasto.

Aqui, com o peixe, a gente tem maior produtividade e podemos trabalhar com menos de 20 hectares”, explicou. Mas alertou para a necessidade de estradas trafegáveis que garantam o escoamento da produção. E pediu ao secretário que o governo invista mais na malha viária e em logística. Ouviu, em resposta, que o governo deve entregar até o final do ano a PA-279 completamente recapeada.

O produtor Crássio também recebeu do secretário de Pesca e Aqüicultura, André Pontes, a informação que a Sepaq vai instalar um núcleo na região para incentivar a produção e oferecer recursos para os piscicultores. “A pesca é uma ótima opção pela produtividade. Para cada quilo de ração o peixe engorda praticamente o mesmo quilo, enquanto o boi tem que comer 20 quilos de pasto para poder engordar um”, explicou.

A Caravana da Produção reuniu com os produtores no Parque de Exposição de Rio Maria, onde estiveram também o prefeito Valter José da Silva e lideranças locais. Além da fazenda de criação de peixe, a comitiva visitou um curtume e uma fazenda de produção de gado confinado. À tarde, a comitiva seguiu para Xinguara. Ontem, os gestores e técnicos seguiram para Sapucaia, onde 50 famílias também receberão o Cheque Moradia, programa habitacional coordenado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab). A cerimônia faz parte das comemorações dos dez anos de criação do programa.

A concessão do benefício habitacional, que propicia a compra de material de construção, é resultado da adesão do município ao programa estadual. Para essa entrega foram disponibilizados recursos no valor de R$ 705 mil, que serão aplicados em obras de melhoria, ampliação e construção de moradias.

Integram a comitiva governamental também o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira; o secretário de Pesca e Aquicultura, André Pontes; o secretário do programa Municípios Verdes, Justiniano Neto; o diretor do programa Pará Rural, Antônio Carlos Oliveira, além de diretores e técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto de Terras do Pará (Iterpa). A Caravana vai percorrer, ainda, os municípios de Eldorado dos Carajás e Marabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário