Desvio provisório será utilizado até 2015 quando uma
ponte de concreto permitirá a travessia do canal de fuga.
Para dar seguimento às obras de implantação da casa de força principal
da Usina Hidrelétrica Belo Monte, um trecho da Transamazônica (BR 230) que
atravessa o canteiro do Sítio Belo Monte abriu um desvio de 3,5
quilômetros na manhã de sábado (17). O projeto do novo traçado foi
aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e
conta com toda sinalização de forma que a rodovia esteja segura para todos os
usuários da rodovia.
A construção do desvio tem o objetivo de
possibilitar a continuidade das atividades de escavação do Canal de Fuga da
Casa de Força Principal da usina. O canal de fuga já em implantação no Sítio
Belo Monte é a estrutura pela qual a água a ser utilizada para mover as
turbinas voltará ao curso natural do rio.
Entre os instrumentos de sinalização implementados
no desvio da Transamazônica estão iluminação para tráfego noturno, placas de
indicação de atividades de obras na área,de cruzamentos com veículos pesados e
de redução de velocidade, defensas metálicas e quebra-molas. "Esta
sinalização é importante para que haja toda segurança no trânsito dos veículos,
especialmente na área onde circulam equipamentos utilizados na construção de
Belo Monte", reforçou o superintendente de Obras da Norte Energia, Ruiter
Campos.
O desvio provisório será
utilizado até 2015 quando uma ponte de concreto permitirá a travessia do canal
de fuga. O traçado definitivo do desvio, que contará com um trecho pavimentado
e a ponte de travessia, terá extensão de aproximadamente dois
quilômetros.
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