EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MINERADORA CONCLUI TREINAMENTO DE ALUNOS QUE IRÃO COMBATER INCÊNDIOS FLORESTAIS


Novos brigadistas se juntarão à equipe de 24 profissionais que faz rondas periodicamente nas áreas de maior risco.

A mineradora Vale concluiu o treinamento teórico e prático de 33 alunos do curso de formação de brigada para combate a incêndios florestais. Os novos brigadistas se juntarão à equipe de 24 profissionais que faz rondas periodicamente nas áreas de maior risco e com histórico de incêndios no Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás. Além das rondas terrestres, devido à extensão do Mosaico, a Vale também faz monitoramento aéreo diário em helicóptero da empresa.

A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais desenvolvido pela empresa em Carajás, em parceria com o Icbio, Ibama e Prevfogo. A parte prática foi realizada em área da Vale, na APA do Gelado. O trabalho, intensificado entre os meses de maio e dezembro (período mais seco do ano), é acompanhado de campanhas educativas para as comunidades que vivem no entorno das unidades de conservação. A Vale também faz a manutenção de aceiros em 3 pontos críticos da floresta, essenciais para a atuação dos brigadistas, e o monitoramento de riscos por meio do Sistema de Detecção de Incêndio Florestal (SDI).

Visando aperfeiçoar o monitoramento de incêndios florestais, a Vale investiu em um moderno sistema de detecção remota de incêndios. O sistema, denominado Forest Fire Finder (FFF), foi desenvolvido em Portugal pela empresa NGNS- Ingenious Solutions.

A detecção de fumaça na atmosfera é feita através de imagens captadas por um sensor óptico e uma câmera de alta resolução, com um raio de cobertura de até 15 km. O sistema é capaz de detectar incêndios florestais em apenas 5 minutos e envia sinais de alerta para as equipes de monitoramento, informando a coordenada geográfica de localização do foco de incêndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário