EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 26 de maio de 2014

SEMMA LIBERA LINCENÇA DO ALUMINA RONDON

Empreendimento deverá gerar, além de empregos, insumos para a implantação e operação do complexo industrial
 
 


O secretário estadual de Meio Ambiente, José Alberto Colares, entregou na última sexta-feira, 23, a Licença Prévia (LP) do projeto Alumina Rondon aos representantes do grupo Votorantim, no município de Rondon do Pará. A aprovação para a concessão da licença foi dada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) em abril, e a publicação da concessão saiu no início de maio.

A área do projeto é de cerca de 300 hectares. A reserva mineral da região tem um potencial acima de 1 bilhão de toneladas de bauxita, sendo o Pará  o segundo maior polo produtor de bauxita e alumínio do mundo. O complexo industrial com refinaria de alumina integrada à mina de bauxita fará o escoamento da produção até o embarque no porto de Vila do Conde, em Barcarena.

O coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon, Sérgio Oliveira, informou que serão investidos R$ 6,6 bilhões no empreendimento, que irá produzir cerca de R$ 7,7 milhões de bauxita e 3 milhões de toneladas de alumina por ano. "Após a expansão do empreendimento, produziremos o dobro", explica. A alumina, produto que será refinado com o projeto, é o principal insumo do alumínio. É extremamente utilizada em velas de automóveis e em metais para bens de consumo.

Para a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, esse trabalho está sendo realizado em conjunto com a empresa para o cumprimento de todas as exigências do licenciamento ambiental do empreendimento. “Esse é um projeto grandioso para o município, que exige cumprimento da legislação e mostra que a empresa cumpriu as demandas da lei”, analisa.

Segundo a empresa, a qualificação da mão de obra local tem prioridade para a inserção dos moradores da região nesse mercado de trabalho. O empreendimento deverá gerar, além de empregos, insumos para a implantação e operação do complexo industrial, pois irá verticalizar a produção em um só lugar (mina de bauxita e refinaria de alumina). Também terá baixo consumo de água, porque o resíduo será filtrado e a água será reutilizada no processo industrial, isso resultará na geração do chamado “resíduo seco” (parte do minério que não é digerida), que tem armazenamento mais seguro.

Um comentário:

  1. Vai ser inaugurado no ano de 2.358, junto com a tranposição do sao francisco, pavimentação da 163, a industria do aço de marabá, ufa, viva o Pará.

    ResponderExcluir