EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 29 de maio de 2014

BAIXOS PREÇOS DO BOI GORDO PREOCUPAM PECUARISTAS

Em 2013 o rendimento não foi tão bom como anos anteriores por causa da falta de opções de compradores.

Criadores de gado dos Estados do Pará e Mato Grosso estão preocupados com os baixos preços pagos pelo boi gordo. Eles questionam, principalmente, a atuação da JBS, que, depois de adquirir diversas plantas, teria estabelecido um monopólio e imposto preços mais baixos. O tema foi destaque na última edição da Revista Globo Rural, que visitou algumas propriedades no Pará e Mato Grosso com o Rally da Pecuária e conversou com fazendeiros sobre o tema. “O cartel de frigoríficos causa sofrimento a quem cria gado”, disse o gerente da fazenda Morro Verde João Nascimento.

De acordo com ele, em 2013 o rendimento não foi tão bom como anos anteriores por causa da falta de opções de compradores. Os frigoríficos fora do grupo JBS ficam muito distantes, fazendo o frete não compensar no valor final, tendo o mesmo custo. A mesma reclamação vem das terras da fazenda Bela Vista, em Cumaru do Norte, no sul do Pará. O gerente da fazenda, Ramon Anderson de Souza, diz que acabam presos ao grupo frigorífico, mas que tem conseguido diversificar compradores. “A gente está escravo para vender para a JBS. Eles pagam muito abaixo que outros compradores. Hoje vendemos para a cidade de Xinguara, que já mandamos o boi pesado da fazenda e, com isso, tem mais segurança na hora da venda. Eles também pagam melhor”, explica.

O pecuarista Acioli Teixeira, da fazenda Santa Clara, não tem a JBS como destino para suas oito mil cabeças de gado porque segue fiel a um de seus primeiros compradores, o frigorífico Frigol. Além disso, garante que o pagamento é melhor. “Já vendi para a JBS, mas agora só foco no Frigol porque fico tranqüilo com pagamento, além do preço ser um pouco melhor”, contou.

O pecuarista Anacleto Bravos, da fazenda Olinda Bravos, de Água Azul do Norte, relatou não se preocupar com o monopólio, já que tem dez frigoríficos em municípios próximos para os quais destina seu gado, e também segue vendendo para o JBS. Em média, o grupo paga R$ 110 por arroba, o que satisfaz Anacleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário