EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 19 de maio de 2014

FUNDAÇÃO VALE PARTICIPA DO SEMINÁRIO PACTO PELA LEITURA EM MARABÁ

As rodas de conversa foram realizadas no horário das 14h às 15h30, nos dias 13 e 14 de maio

A Fundação Vale promoveu mais uma edição do projeto Rodas de Conversa, que contempla encontros com autores de livros infantojuvenis e entrega de maletas com livros que abordam a temática étnico-racial às turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Desta vez, a Roda de Conversa aconteceu durante o Seminário Pacto pela Leitura e com a participação do escritor indígena Daniel Munduruku, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de vários livros que alcançaram o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

As rodas de conversa foram realizadas no horário das 14h às 15h30, nos dias 13 e 14 de maio, no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O seminário é uma iniciativa da Prefeitura de Marabá, por meio das Secretarias de Educação e Cultura e conta com a parceria da Vale e da Unifesspa. 

A Fundação Vale realiza, desde 2013, o projeto Rodas de Conversa que busca contribuir para a alfabetização dos alunos da rede pública de ensino até 8 anos de idade e estimular professores a praticarem a leitura em sala de aula, bem como fortalecer os estudos sobre a cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.

Na última semana de abril, a Vale entregou ainda 100 livros de literatura infanto-juvenil como incentivo ao Programa Marabá Leitora. A iniciativa busca assegurar o acesso à leitura junto a escolas e comunidades do município, nas áreas urbana e rural, por meio de ações conjuntas e continuadas.

Doutor em educação-Daniel Munduruku é doutor em Educação pela USP e escritor indígena com 43 livros publicados. Além disso, Daniel é diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008 e membro Fundador da Academia de Letras de Lorena (SP). Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).

A área de Educação da Fundação Vale em como foco a melhoria da qualidade da educação nas redes públicas municipais, a inclusão de pessoas que, por diversas questões, abandonaram a escola regular, e a valorização da diversidade étnico-racial, conforme estabelecido por nossa legislação. Os projetos da área de Educação da Fundação Vale refletem sua preocupação com a qualidade do ensino e da aprendizagem e estão baseados em uma parceria com todos os envolvidos no projeto educacional: prefeituras, equipes técnicas das secretarias de Educação, diretores, professores, estudantes, pais e comunidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário