EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROJETO PECUÁRIA VERDE GARANTE AUMENTO DA PRODUÇÃO EM PARAGOMINAS

Trabalho é feito sob a consultoria dos especialistas nas áreas de manejo e recomposição de reserva legal

Produtores de Paragominas, no sudeste do Pará, se reuniram em Belém na última segunda-feira (26) para avaliar os resultados do terceiro ano de implantação do Projeto Pecuária Verde. O encontro reuniu os integrantes do conselho consultivo do projeto, executado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

O projeto busca um modelo sustentável para a atividade no município, que já foi considerado campeão de desmatamento no Estado. Hoje, Paragominas prioriza a questão ambiental, desenvolvendo um trabalho de recuperação das Áreas de Preservação Permanente e o enriquecimento da reserva legal nas propriedades rurais com fins lucrativos.

O trabalho é feito sob a consultoria dos especialistas nas áreas de manejo e recomposição de reserva legal Mateus Paranhos da Costa, Moacyr Corsi e Ricardo Ribeiro, que apresentaram os resultados dos últimos três anos. O Pecuária Verde começou em 2011, em seis fazendas da região que já fizeram reformas nas instalações com base nas boas práticas da pecuária sustentável.

As mudanças facilitaram o manejo com os animais e reduziram o esforço, o tempo para execução do trabalho e o risco de acidentes nos currais. A introdução do método de desmama lado a lado diminuiu o estresse dos animais, que ainda ganharam peso após a separação da vaca do bezerro. Esse é um fator de bem-estar no trabalho tanto para o empregado quanto para os animais da fazenda.

O aumento da produtividade depende da superação dos gargalos da produção, informou Moacyr Corsi, que orienta sobre exploração econômica do sistema intensivo de produção de bovinos em pastagens. “A saída para a retomada do desenvolvimento é a pecuária sustentável que se baseia no tripé: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”, disse o agrônomo.

Além das reformas, a capacitação dos empregados e a disciplina no trabalho foram importantes para o aumento dos índices de produtividade e lucratividade e da redução dos custos das fazendas. Em três anos, a produção aumentou de sete para 36 arrobas. Outro fator importante é a adequação ambiental e produtiva por meio da recuperação das áreas de reserva legal, onde jatobás, ipês, cedro e andiroba são plantados com cacau e cupuaçu em sistema agroflorestal para fins lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário