EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REGISTRA AUMENTO DE CASOS DE TUBERCULOSE EM MARABÁ

Doença teve aumento de aproximadamente 20% entre 2012 e 2013, passando de 103 para 121 notificações.

Enquanto a ocorrência de algumas doenças vem diminuindo em Marabá, a exemplo da dengue, a tuberculose teve aumento de aproximadamente 20% entre 2012 e 2013, passando de 103 para 121 notificações, respectivamente em cada ano. Um detalhe preocupante, é que a doença vem atingindo com frequência outras partes organismo, inclusive a área encefálica. Só este ano, houve três notificações do mal de Koch fora dos pulmões, incluindo uma na região das meninges.

A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Danielle Borges, adverte as pessoas de convívio com quem contraiu tuberculose a sempre procurar uma unidade de saúde para fazer exames e receber orientações para evitar contaminação de terceiros, considerando que a tuberculose pulmonar é uma infecção bacteriana contagiosa.

Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar, segundo Danielle, são tosse (algumas vezes produzindo muco), tosse com sangue; sudorese excessiva (especialmente à noite), fadiga, febre e perda de peso involuntária. Excetuando a tosse, os outros sintomas podem ocorrer quando a doença ataca outras partes do corpo.

Outro detalhe importante é o paciente não abandonar o tratamento, que dura entre seis e nove meses, dependendo da área afetada, visto que, embora seja mais comum afetar os pulmões, a doença pode se disseminar para outros órgãos, ossos, intestinos, gânglios e outros. O principal efeito do abandono do tratamento é o aumento da resistência do bacilo.

Para trabalhar o cumprimento da meta de redução da hanseníase em Marabá nos próximos anos, a SMS receberá do Ministério da Saúde em 2014 o equivalente a R$ 500 mil para intensificar a busca ativa domiciliar para diagnosticar e tratar precocemente os infectados pela bactéria que causa a doença.

Segundo o banco de dados da SMS, a hanseníase teve um aumento significativo de notificações no último ano (2013) em ralação a 2012 (187), o resultou em 400 pessoas em tratamento.

De acordo com Danielle Borges, coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose na SMS, a liberação do recurso já foi publicada no Diário Oficial da União e será utilizado basicamente na busca ativa em cinco áreas, com população aproximada de 10 mil habitantes cada, que serão visitadas casa a casa, justamente em bairros já pesquisados e onde foi detectada maior prevalência da hanseníase na área urbana de Marabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário