EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MP REALIZA VISTORIA EM AÇOUGUES E MATADOUROS DE ITUPIRANGA

Promotoria apreendeu diversos laticínios e mais de 300 Kg de carne inadequadas ao consumo humano

O Ministério Público do Estado, por intermédio do promotor de Justiça Arlindo Jorge Cabral Junior, em conjunto com os fiscais de saúde municipais de Itupiranga e apoio da Polícia Militar (PM), realizou inspeção sanitária em açougues, matadouros e frigoríficos locais e detectou inúmeras irregularidades.

Durante a inspeção, a Promotoria de Justiça apurou diversas irregularidades nos açougues e supermercados da região, o que resultou na apreensão de diversos laticínios e mais de 300 Kg de carne inadequadas ao consumo humano, bem como o confisco de diversos freezers e equipamentos de tratamento de carne impróprios à utilização e o próprio caminhão que faz a entrega da carne. “O cerne da operação se deu, em especial, na feira municipal, aonde se realizou a maior apreensão de carne imprópria ao consumo humano, além de se alongar nos maiores supermercados da região”, afirmou o promotor Arlindo Cabral.

Ele ressalta ainda que “tendo em vista a total irregularidade do caminhão de entrega de carnes no município, este foi apreendido e colocado num pátio da Prefeitura Municipal, até que o proprietário regularize a documentação e mesmo a refrigeração e higiene do caminhão em apreço”.A operação se fez necessária após denúncias de algumas pessoas que relataram o comércio de carne imprópria ao consumo na cidade de Itupiranga. Foi fechado ainda um galpão do Supermercado Guerra, que não oferecia condições regulares para acondicionamento de alimentos.

Ao final da operação foi procedida a inutilização dos alimentos impróprios para o consumo humano apreendidos. De acordo com o promotor de Itupiranga “não foram precedidas multas administrativas devido a, inicialmente, se dar um trabalho pedagógico e de orientação para que os feirantes e empresários se conscientizem da necessidade de se adequar aos padrões de higiene mínimos afeitos a tal tipo de comércio”.

No decorrer deste ano serão realizadas outras inspeções surpresas, assim como a continuidade dos serviços da vigilância sanitária municipal, que agora conta com o apoio do Ministério Público do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário