EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 23 de fevereiro de 2014

TRIPLO HOMICIDIO CHOCA A POPULAÇÃO DE ITAITUBA






Advogada Leda Santos, a filha, Hanna Stela e a funcionária Taynara Siqueira, foram barbaramente assassinadas a facadas.

Um crime bárbaro chocou a população e, principalmente, a classe
dos advogados de Itaituba na tarde de sábado,22. A advogada e procuradora do município, Leda Martha Lucyk dos Santos, 40, a filha dela, Hannah Stela, 10, e a funcionária Taynara Siqueira, foram brutalmente assassinadas com violentos golpes de faca.

O triplo assassinato foi cometido no interior da loja Belíssima Moda Íntima, localizada na travessa Victor Campos, zona central da cidade. A loja é de propriedade da advogada, e o ex-marido dela, o ex-sargento
do Exército e também advogado Altair dos Santos, apontado como
principal suspeito. Os corpos foram descobertos pela família da
funcionária, que, ao dar pela falta da jovem, decidiram ir até a loja
em sua busca. Foi necessário pedir ajuda do Corpo de Bombeiros para adentrar o local, já que a loja estava fechada. "Oassassino pode ter cometido essa atrocidade e, em seguida, trancado a porta e levado a chave", suspeita uma amiga da vítima.

Os corpos foram encontrados em um tipo de quarto, localizado entre a loja e a cozinha do prédio. Leda Marta foi atingida com cinco golpes e ainda sofreu um
corte na mão. A criança, Hannah Stela, foi morta com três perfurações.
A funcionária pode ter sido atingida, pelo menos, nove vezes, como
suspeita a polícia. Há suspeita de luta corpora, uma vez que alguns
móveis estavam revirados.

Tão logo tomou conhecimento do caso, a Polícia Militar enviou uma
guarnição até a loja, onde, logo depois, também chegaram homens da
Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para preservar o local do crime, uma vez que muitos curiosos se aglomeraram às proximidades.

Na coleta de detalhes junto às pessoas mais próximas ao casal, a polícia foi
informada de que Altair dos Santos, de quem a vítima era separada há
algum tempo, não aceitava a separação e, constantemente, vinha
ameaçando a advogada de morte, tanto pessoalmente quanto por telefone
e mensagens de texto. Em algumas dessas ameaças, ele teria se dito
disposto a tirar a vida da mulher e a sua própria vida.

Ao receberem essas informações, policiais da ronda ostensiva, acompanhados de agentes da Polícia Civil, foram até o apartamento de Altair dos Santos, onde o advogado foi encontrado e preso. Enquanto isso, em frente á 19ª Seccional de Polícia, um numeroso grupo de advogados esperava pelo suspeito. A primeira informação dava conta de que Altair dos Santos teria se entregado. "Porém, nós chegamos à Seccional e soubemos que, na verdade, ele foi apanhado pela polícia, isso sim", disse a presidente da Subseção da OAB de Itaituba, advogada Cristina Bueno. Outros advogados compareceram para manifestar solidariedade e, em poucos minutos, o clima já era de tensão e
revolta, o que forçou a polícia a tomar um rumo diferente e levar o
suspeito para o quartel do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde
ele deverá permanecer até que seja possível ouví-lo em depoimento.

O escrivão Raimundo Carvalho, responsável pelo tombamento do inquérito, informou que Altair foi ouvido durante a madrugada e, nesse período, a polícia também teve acesso às imagens docircuito de vigilância em vídeo da loja. Foi a partir da análise das imagens que a polícia conclui que o triplo assassinato foi cometido por um outro homem, que aparece de boné preto, calças escuras e
camiseta de malha e manga longa, carregando uma sacola. "Esse é o
verdadeiro assassino", disse o delegado Cléber Pascoal Silveira,que
preside o inquérito.

Segundo a polícia, o homem adentrou a loja por volta das 09h da manhã,
passando cerca de 32 minutos dentro do estabelecimento. Primeiramente, suspeita-se que ele tenha assassinado a advogada com cinco facadas. A criança teria assistido à cena de extrema violência e também foi morta com três facadas. Essa ação teria sido executada no espaço de vinte e
dois minutos. A funcionária chegou em seguida e, ao sair do quarto, o
indivíduo se deparou com Taynara Siqueira, que, por ter visto o rosto do
assassino, foi abatida com, pelo menos, nove facadas. A polícia
trabalha com a hipótese de crime por encomenda. "O ex-marido foi
descartado, primeiramente, como executor, mas não se descarta a
hipótese de ele ter sido o mentor intelectual e mandante do crime.
Mas, por enquanto, são apenas suposições. Só o fechamento do inquérito
vai definir quem e o culpado ou os culpados", resumiu o delegado.

Leda Martha Lucyk dos Santos era natural do Estado do Paraná, mas
estava em Itaituba há mais de uma década. Foi onde ela se formou e
iniciou a sua carreira de advogada. Para quem a conhecia, Leda sempre
manifestou um grande desejo por Justiça e defendia a profissão com
muita dedicação e respeito. "Foi uma perda significativa. Até agora,
não podemos imaginar como alguém teve coragem de praticar tamanha
violência, principalmente por envolver uma criança de apenas dez anos.
É profundamente lamentável", disse o advogado Moisés Aguiar.

PRESIDENTE DA OAB ESTÁ EM ITAITUBA ACOMPANHANDO AS INVESTIGAÇÕES

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Pará, Jarbas Vasconcelos chegou ontem a Itaituba para acompanhar as investigações sobre o assassinato da advogada Leda Marta Lucyk dos Santos, que era diretora-tesoureira da subseção da OAB no município.

A despedida

 

Muita emoção marcou a despedida da advogada e diretora da subseção da Ordem em Itaituba, Leda Marta. Os corpos de advogada e da sua filha já foram levados para Palotina, no interior do estado do Paraná.

Amigos da advogada deixaram mensagens de carinho na bandeira estendida sobre o seu caixão. Como o velório não será realizado em Itaituba, todos queriam deixar sua última mensagem para a amiga e colega de profissão.

A presidente da subsecção da Ordem, Cristina Bueno, muito emocionada, descreveu em breves palavras a colega. “Ela fará muita falta. Era jovem, bonita, dedicada à profissão e, sobretudo, era uma brava combatente em favor das causas da nossa classe. Sua ausência já está sendo sentida por todos nós.”

A investigação

Na Delegacia de Policia, Altair dos Santos, que é ex-militar do exército brasileiro, professor de direito em uma faculdade particular de Itaituba, negou a autoria do crime. Porém, amigos próximos da advogada relataram que eles já estavam separados, e que Altair não aceitava a separação e por algumas vezes teria ameaçado Leda.

Após permanecer algumas horas preso, Altair, que era tido como principal suspeito foi liberado pela polícia, que já teria outro suspeito – o namorado da funcionária da advogada. A Polícia Civil conseguiu algumas imagens do circuito interno de uma loja próximo, que mostra um homem entrando na loja às 8hs40 e saindo com uma sacola na mão às 9hs10. O referido homem foi identificado como sendo o namorado da funcionária da loja. Nas imagens obtidas pela polícia, não aparece Altair.

O homem de pele morena usava camisa branca, de manga longa, boné e carregava com sigo uma sacola (conforme foto ao lado), ao chegar na porta da loja ele mostra algo para Leda que abre a porta, e pouco tempo depois o tal homem sai da loja com outra camisa e sem boné, aparentando usar luvas e com a mesma sacola na mão.

De acordo com as informações apuradas pela Policia Civil o triplo homicídio aconteceu entre 8hs e 9hs10 da manhã de sábado, mas os corpos só foram encontrados por volta das 20hs. O inquérito é  presidido pelo Delegado Kleber Pascoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário