EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 18 de junho de 2014

TRE ABSOLVE PREFEITO DE SANTA LUZIA

Tribunal entendeu que autores da Ação tentaram ludibriar a justiça.

O Tribunal Regional Eleitoral, TRE- PA, absolveu a unanimidade, na manhã de quinta- feira, 12, o prefeito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires e seu vice, Robson Roberto da Silva, acusados da prática de compra de votos na eleição de 2012. Adamor e Robson foram afastados do cargo, no início de abril, pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral, Omar Cherspinsk, acusados de terem oferecido emprego ao eleitor José Francisco Santos Silva, conhecido na cidade como “Zequinha”, segurança do candidato a prefeito derrotado Edno Alves (PMDB).

O relator do processo no TRE, juiz Marco Antônio Castelo Branco, em seu voto, considerou que Adamor Aires foi vítima de uma armação de seus adversários, destacando que foi armado um “flagrante preparado” para que o então candidato a prefeito caísse na cilada e num cenário de compra de voto, sendo que essa trama foi desvendada na própria instrução do processo, já que foi juntada uma fita de áudio, periciada e degravada pela Policia Federal, onde a falsa vítima “Zequinha”, em conversa com a candidata a vice prefeita derrotada, Lucia Machado, trama cooptar testemunhas para mentir em juízo em troca de dinheiro. Com isso, ficou demonstrado que a suposto eleitor assediado, José Francisco, era um agente da coligação derrotada. O relator, juiz Marco Antônio, considerou estranho que o juiz eleitoral da comarca não tenha valorado uma prova tão contundente.

Por outro lado, o revisor do processo, Juiz Mancipor Oliveira, além de concordar com o relator pela absolvição dos investigados, Adamor e Robson, votou pela condenação da coligação derrotada “Unidos por Santa Luzia”(PMDB/PT), por litigância de má fé, ou seja, o Tribunal eleitoral entendeu que houve intenção dolosa dos adversários do prefeito eleito de enganar a Justiça, já que ficou provada a trucagem na degravação do áudio juntado pela coligação derrotada, sendo aplicada a multa de R$ 5 mil reais. O parecer do representante da Procuradoria Regional eleitoral, Alan Mansur, também foi pela absolvição do prefeito e vice prefeito eleitos, sendo que os demais juízes do Tribunal acompanharam, de forma unânime, o voto do relator Marco Antônio Castelo Branco.

Em contato com O Liberal, o prefeito eleito, Adamor Aires, considerou que a decisão do Tribunal Eleitoral, “além de aplicar a boa Justiça, recompondo a verdade dos fatos, serve para intimidar novas ocorrências de tramas políticas, geralmente arquitetadas por adversários insatisfeitos com a soberana vontade popular e que, lamentavelmente, buscam no próprio altar da justiça a satisfação de interesses inconfessáveis”, resumiu o gestor de Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário