EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 14 de junho de 2014

IBAMA ANUNCIA QUEDA DE 20% NOS ALERTAS DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Autarquia está utilizando bases móveis como estratégia de combate e a descapitalização dos ilegais.

Os dados consolidados do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indicam queda de 20% nos índices de alertas de desmatamento no período de agosto de 2013 a abril de 2014. Os números da fiscalização, resultado da Operação Onda Verde para o mesmo período avaliado, confirmam a atuação forte do Ibama: no total, foram 131 mil hectares de áreas embargadas nos nove estados da Amazônia Legal, cerca de R$ 1 bilhão em multas aplicadas, 87 tratores apreendidos, 42 camihões, 63 motoserras, 14 armas de fogo, três mil metros cúbicos de madeira serrada e 26 mil, de madeira em tora.

Os estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, historicamente os maiores desmatadores, registraram também as maiores quedas nos índices consolidados de alertas do Deter. Com a adoção de medidas de inteligência e ações integradas, o Ibama, em conjunto com a Força Nacional, vem utilizando bases móveis como estratégia de combate e a descapitalização dos ilegais como forma de coibir a retomada do desmatamento.

Ibama, INPE e Força Nacional anunciaram, juntos, os números à imprensa, no auditório ll do Ibama, em Brasília.

O presidente do instituto, Volney Zanardi Júnior, se diz otimista com os indíces em queda nos alertas de desmatamento, mas esclarece que esses dados não são definitivos. Os números oficiais só serão conhecidos quando se consolidar o Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite): “Estamos trabalhando arduamente para coibir o desmatamento ilegal na Amazônia, mudando estratégias e ampliando parcerias, como a que foi estabelecida com os índios Kayapó, que resultou na destruição de 11 acampamentos de madeireiros na Terra Indígena Menkragnoti, em momento em que os satélites não captavam devido a cobertura de nuvens. Com a dedicação das equipes em campo, acreditamos que deveremos entregar a menor taxa de desmatamento da série histórica”, conclui Zanardi.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário