EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 3 de junho de 2014

ENCHENTE NO OESTE DO PARÁ ATINGE MARCA HISTÓRICA


Nível das águas dos rios Tapajós e Amazonas registraram a marca de 8,08 metros acima do normal.

Na última sexta-feira, 30 de maio, o nível das águas dos rios Tapajós e Amazonas registraram a marca de 8,08 metros acima do normal. A marca está 23 centímetros abaixo da maior enchente já ocorrida na região em 2009, quando o nível atingiu 8,31 metros. No período de cheia deste ano, o maior nível alcançado pelo rio Tapajós foi a marca de 8,2 metros. "Ficamos a onze centímetros da marca de 2009. Hoje, podemos afirmar que Santarém dificilmente decretará estado de emergência. As águas ainda ocupam grande parte da cidade, mas descem com cautela.

A Defesa Civil Estadual continua monitorando a região, e em nossa jurisdição temos sete cidades que decretaram estado de emergência, e duas delas já tiveram o reconhecimento federal, que são Aveiro e Alenquer", explica o tenente coronel Luís Claudio Rêgo, coordenador Núcleo Regional da Defesa Civil Estadual em Santarém. Até o momento, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Almeirim, Aveiro, Terra Santa e Porto de Moz decretaram estado de emergência. Na enchente deste ano, todas as cidades do oeste ficaram em estado de alerta. A maioria teve suas primeiras ruas alagadas. Segundo a Defesa Civil, cerca de 21 mil famílias foram atingidas pelos impactos da cheia no oeste paraense.

Em Santarém, foi instalada uma sala de gerenciamento de crise. O objetivo é concentrar e gerenciar as informações a respeito da situação da região. O coordenador da Defesa Civil do Pará, coronel José Almeida, que esteve em Santarém para atualizar os planos de contingências locais dos 15 municípios da região, ameaçados pelas enchentes, disse que as ferramentas meteorológicas apontam que as bacias dos rios Tapajós e Amazonas ainda vão aumentar durante os próximos 30 dias. "Por causa dessas problemáticas, decidimos nos reunir de forma extraordinária com todas as coordenadorias, que envolvem os órgãos parceiros de esfera municipal, estadual e federal para rever os planejamentos que estão sendo desenvolvidos em todo o Estado. A Defesa Civil trabalha nos três níveis de governo. O ponto fundamental é o plano de trabalho e quem vai gerenciar essas ações é o próprio município, que recebe o recurso, ou o Estado, que vai gerenciar de forma abrangente se responsabilizando pela entrega das ajudas humanitárias”, disse o coordenador.

Ele garante a presença, na região, dos órgãos que atuam nessa situação de desastre e pós-desastre, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que já está com equipes visitando os municípios afetados. “Existe uma grande preocupação com a baixa das águas devido a surtos de doenças relacionadas à água, e para evitar essa surpresa, já estamos preventivamente trabalhando uma ação antes mesmo dos rios começarem a baixar", explica o José Almeida.

Em relação ao fato de o nível dos rios estar distante dos níveis alcançados em 2009, o coordenador analisa que as afirmações são feitas sobre previsões. "É difícil fazer essa afirmação, porque a ferramenta trabalha com previsão, mas o fato é que estamos idênticos a 2009, com uma diferença: os municípios têm se preparado mais, porque na data de hoje (sexta-feira), no mesmo período em 2009, todos os municípios do Baixo Amazonas já estavam em situação de emergência, e este ano foi diferente, tendo Santarém como grande exemplo de preparação, que está resistindo ao fenômeno da enchente até hoje e não decretou situação de emergência, mas tem suas ações bem planejadas, bem trabalhadas fazendo resistir mais ao impacto", avalia o coronel.

O prefeito de Aveiro, Olinaldo Barbosa, afirma que a cidade está bastante castigada e que já recebeu o reconhecimento federal. "A cheia foi grande. Já estamos amparados, mas até o momento esperamos uma ajuda mais concreta", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário